Início / Notícias / Médio Vale / ADR Timbó / ADR de Timbó participa de reunião com secretário da Defesa Civil

ADR de Timbó participa de reunião com secretário da Defesa Civil

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve reunido nesta quarta-feira, 7, com representantes dos órgãos de Governo na região do Médio Vale do Itajaí, para apresentar o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Regional de Blumenau, que foi inaugurado nesta semana.

A 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó também participou da reunião, com a presença da secretária executiva Lúcia Steinheuser Gorges, gerentes e assessores.

Durante o encontro, Moratelli apresentou o modelo de gestão e aplicação para o funcionamento do Cigerd e a importância para a região. “O que estamos trazendo para o Médio Vale do Itajaí não é mais uma estrutura. É um modelo pensado desde o seu local estratégico de instalação até a definição de ações para evitar e também gerir desastres naturais”, disse o secretário.

 

Melhoria fluvial em Timbó

Durante a reunião no Cigerd de Blumenau, o secretário Moratelli também comentou sobre melhorias fluviais que estão previstas para a região de Timbó. “As obras previstas visam retificações na calha do rio dos Cedros e rio Benedito, para melhorar o escoamento da água. Entretanto, a grande obra que trará melhorias para a cidade está no rio Itajaí-Açu, próximo a Indaial, no encontro do rio Benedito com o rio Itajaí-Açu”, explicou.

No início do ano, o governador Raimundo Colombo esteve em Washington, capital dos Estados Unidos, e disse que o Banco Mundial reconhece o esforço que está sendo feito em Santa Catarina para proteger as pessoas em relação às questões climáticas, como enchentes, e tem interesse em fazer uma parceria com o Governo do Estado para novos investimentos em Defesa Civil, que seriam a construção de outras barragens e melhorias fluviais.

“Entregamos a carta consulta e agora vai ter um período de discussão da equipe técnica do Governo do Estado e do Banco Mundial para poder aprovar o projeto”, disse o governador. Já o secretário Moratelli ressaltou que, além da busca por recursos, ainda neste ano deverão ocorrer audiências públicas de licenciamento ambiental para que, então, após a aprovação, sejam iniciados os trabalhos na região de Timbó, que deverão ocorrer a partir de 2019.

Foto: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó

 


Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
34ª Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó

Sobre timbonet


ir ao topo