Início / Notícias / Outras Notícias / Brasil / Assembleia promove sessão especial em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana

Assembleia promove sessão especial em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana

A Assembleia Legislativa promove na próxima segunda-feira, dia 16, uma sessão especial em homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana. Foi em 31 de outubro de 1517 que o monge Martinho Lutero afixou na porta de sua igreja, na cidade de Wittenberg (Alemanha), as 95 teses sobre questões teológicas que deram origem à Igreja de Confissão Luterana.

A solenidade integra o calendário oficial comemorativo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A proposição é dos deputados estaduais luteranos Jean Kuhlmann, Milton Hobus e Aldo Schneider.

Deputado Jean Kuhlmann

O Vale do Itajaí é considerado o principal centro luterano de Santa Catarina, estado que, junto com o Rio Grande do Sul, concentra maior parte dos cerca de 1,5 milhão de fiéis da igreja no país.

Na sessão especial, que acontecerá às 19h, no plenário da Assembleia, serão homenageados os quatro sínodos de Santa Catarina – Norte, Vale do Itajaí, Centro-Sul e Uruguai -, bem como a própria IECLB.

“A Igreja Luterana é importante para a história de Santa Catarina, com influência muito positiva na educação e na economia de nossas cidades, sobretudo as de colonização alemã. Entendemos que a passagem dos 500 anos não é apenas comemorativa, mas também um momento de reflexão e de análise do rico legado de Lutero”, afirma Jean Kuhlmann.

Foto: Fabio Queiroz, Agência AL


Leonardo Alegri
Assessoria de Imprensa Deputado Jean Kuhlmann

Sobre timbonet


ir ao topo