Início / Notícias / Santa Catarina / Fórum terá desafio de elaborar minuta do Plano Estadual do Livro e da Leitura em 2014

Fórum terá desafio de elaborar minuta do Plano Estadual do Livro e da Leitura em 2014

A partir de 2014 Santa Catarina poderá contar com o Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL) – uma iniciativa destinada a democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura e fortalecer as cadeias criativas e produtivas do livro. A minuta do Plano está em concepção no Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, instalado em maio deste ano e integrado por pessoas físicas e representantes de instituições públicas e organizações setoriais.

         “É a contribuição da sociedade civil para promover o desenvolvimento dos indicadores de leitura e, por consequência, da cidadania no estado”, explicou José Paulo Teixeira, professor e escritor que representa o Instituto Bom de Ler e coordena o Fórum. Para se transformar em lei, o PELL será encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Executivo estadual, após apreciação dos conselhos e órgãos estaduais gestores da educação e cultura catarinenses.

         A elaboração da minuta que concorrerá para o PELL será elaborada a partir de um amplo diagnóstico executado pelos seguintes grupos de trabalho: GT 1 – Gestão, Bibliotecas Públicas e Sistemas de Bibliotecas e Profissionais; GT 2 – Leitura, Educação e Bibliotecas Escolares; GT 3 – Mercado Editorial; GT 4 – Retratos da Leitura em Santa Catarina; GT 5 – Leitura, Projetos e Comunidade; GT 6 – Letras, Academia e Literatura.

         A expectativa é tê-la concluída até abril, quando iniciarão os fóruns setoriais em todas as regiões do estado e, finalmente, uma plenária assembleia geral em maio, que aprovará a minuta. “Com o PELL, Santa Catarina disporá de uma política permanente de fomento à leitura, algo essencial para aprimorar a qualidade social da população e a competitividade da economia”, acrescenta. “Também estão previstas as fontes de recursos para executar esta política”, destaca Teixeira.

         Além da elaboração do Plano Estadual do Livro e da Leitura, o Fórum espera ser o ponto de convergência entre as centenas de iniciativas para estimular ou qualificar o hábito da leitura em Santa Catarina, como também realizar um censo dos autores catarinenses ou radicados. O Fórum é aberto às adesões de pessoas físicas e entidades públicas ou não governamentais envolvidas com o tema. Respondem pela secretaria geral e pela comunicação, respectivamente, José Paulo Speck (Associação Catarinense de Bibliotecários) e Carlos Stegemann (jornalista e escritor – Associação Catarinense de Imprensa).

http://forumleitura.org.br
facebook.com/forumdolivroedaleitura
forum@gmail.com

Tiffane Soares
Secretária de Redação

Sobre timbonet


ir ao topo