Início / Notícias / Colunistas / Gestão Industrial – Como a produtividade é monitorada na sua indústria?

Gestão Industrial – Como a produtividade é monitorada na sua indústria?

Quem aí consegue ficar muito tempo longe do celular? É bem possível que você até esteja lendo este artigo pelo seu querido e inseparável smartphone. O que talvez muitos gestores industriais ainda não saibam é que os celulares podem ser usados para monitorar a produção no chão de fábrica.

A integração das máquinas por softwares criam um sistema inteligente que por meio da alimentação de um banco de dados acessível pela internet podem mostrar em tempo real o que foi, o que está sendo e o que será produzido. Basta estarmos conectados.

E não há restrição quanto ao setor. Por exemplo, quando se fala do setor de embalagens é importantíssimo ter dados sobre o prazo de entrega e dar respostas rápidas quando há alguma dúvida sobre o despacho de mercadoria. Pela tela do celular, gráficos mostram as informações necessárias ao alcance de um toque.

No setor gráfico, o planejamento é fundamental para fazer a programação do setup de máquinas. Todo tempo economizado evita atrasos acumulativos e desperdício de matéria prima. A consulta das OPs podem ser feitas por meio do app e as paradas de máquinas podem ser monitoradas de acordo com o motivo, como manutenção elétrica.

Os celulares e os microterminais instalados no chão de fábrica formam um time a serviço do aumento da produtividade. Exibindo os mesmo dados sobre a produção, em um setor como o de plástico, é possível compreender o que se passa e diminuir a quantidade de peças defeituosas. Em alguns casos, com regulagem adequada da máquina, é possível zerar refugos!

Já no setor de usinagem, como em todos os outros setores, pode-se verificar o desempenho de cada turno e estimular uma competitividade saudável entre eles. Sem que o gestor tenha que ficar de plantão dentro da fábrica nas madrugadas ou finais de semana. Pois, quando liberado para acesso remoto, pode facilmente monitorar a produtividade de casa, diminuindo custos com horas extras e o desgaste de permanecer por longas jornadas verificando quais máquinas estão operando.

 

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

Sobre timbonet


ir ao topo