Início / Notícias / Colunistas / Gestão Industrial – Controle da produção com prancheta é coisa do século passado

Gestão Industrial – Controle da produção com prancheta é coisa do século passado

Photographerlondon | Dreamstime

Sim, já estamos no século 21 e a quarta Revolução Industrial – a chamada Indústria 4.0 – está a todo vapor! Ou melhor dizendo, está on line e trazendo de modo definitivo os conceitos de portabilidade, mobilidade e paperless.

Até o século passado – o dos anos 1900 – era muito comum que nas indústrias os registros sobre a produção fossem feitos manualmente em cadernos, livros e planilhas. A prancheta era uma companheira inseparável de todos os coordenadores de PCP (Planejamento e Controle da Produção).

Mas os tempos mudaram. E para melhor. Afinal, o chão de fábrica vive a mesma revolução que hoje passamos em nossas vidas pessoais, organizando nossas tarefas e nos comunicando com dispositivos móveis conectados à internet, como celulares e tablets.

Já (quase) não escrevemos bilhetes. Mas usamos muito aplicativos de mensagens instantâneas. Relatórios nascem como documentos digitais e são compartilhados em rede. Desta forma, o papel tem sido cada vez menos utilizado.

Por isto, o conceito de paperless – que traduzindo do inglês significa “sem papel” – está chegando com força total a diversos setores industriais.

Além do custo e do espaço que as folhas de celulose ocupam, a rotina “sem papel” traz outras vantagens. Por meio de soluções de software acessíveis a qualquer porte de indústria, da pequena à grande, o controle da produção pode ser totalmente automatizado.

Isso evita erros e aquela demora típica de mais ou menos 24 horas para fazer a contabilidade, tabulação, confecção do relatório e impressão.

Em um ambiente de mercado onde cada fração de tempo é dinheiro (seja ele de papel ou não!), a adaptação e incorporação de novos recursos tecnológicos para controle da produção é um passo inevitável para as indústrias. Mesmo que isto signifique a aposentadoria da querida e velha conhecida prancheta.

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

Sobre timbonet


ir ao topo