Início / Notícias / Colunistas / Gestão Industrial – PODEMOS FALAR EM FIM DA CRISE?

Gestão Industrial – PODEMOS FALAR EM FIM DA CRISE?

CRÉDITO DA IMAGEM
Pixabay

Dados divulgados recentemente pelo IBGE, apontam avanços e fortes sinais de recuperação das indústrias brasileiras, com destaque para as indústrias do Estado de Santa Catarina, que ainda sofrem com as consequências do quadro de quedas de 2015 e 2016.

Em reportagem publicada pelo Diário Catarinense, o expressivo percentual de 5% de crescimento em um principais pólos industriais do país é, sem dúvida, muito animador. O acréscimo é uma comparação entre os meses de agosto de 2016 e de 2017.

A reportagem destaca ainda que no período de janeiro a agosto, apenas junho teve um desempenho inferior. Mesmo assim, Santa Catarina teve uma performance superior à média nacional, que registrou 4%.

No acumulado do ano, Santa Catarina

tem 3,7% de crescimento em 2017. Enquanto o Brasil registra 1,5%. Outro dado que reforça o reaquecimento da atividade industrial no Estado é a empregabilidade. Dos 29 mil novos empregos gerados, 23,5 mil foram criados pela indústria. Outro índice que também supera a média nacional.

Entre os setores que avançam mais rapidamente para fora do ambiente de recessão, estão o metalúrgico, o automobilístico, o de alimentos e de vestuário.

Contudo ainda é necessário cautela. As novas regras trabalhistas que entram em vigor em breve podem auxiliar – e aliviar – esta dura jornada de recuperação que deve se estender até o final deste ano. Os reflexos positivos só devem vir mesmo em 2018.

Por enquanto, é mais prudente dizer que “parou de piorar”. E os dados indicam que as indústrias seguem na direção certa para a retomada de um novo ciclo virtuoso.

E, para que isto ocorra, as indústrias precisam estar preparadas e responder com agilidade às mudanças no mercado. E podem encontrar em soluções de automação de processos as ferramentas necessárias para planejamento e monitoramento da produção, que permitem a tomada de decisões rápidas e mais efetivas.

 

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

 

 

Sobre timbonet


ir ao topo