Início / Notícias / Colunistas / Gestão Industrial – Soluções de Tecnologia precisam se adaptar a segmentos da indústria

Gestão Industrial – Soluções de Tecnologia precisam se adaptar a segmentos da indústria

Um dos maiores desafios para as indústrias que iniciam projetos de automação de suas plantas é encontrar soluções de tecnologia que se adaptam às especificidades de cada setor. Qualquer sistema que envolva hardware e software para automação de processos precisa ter flexibilidade e ainda fazer a integração com o ERP.

Segmentos como plástico, gráfico, metalmecânico, têxtil e usinagem, por exemplo, têm necessidades muito diferentes entre si. O ponto chave para saber se uma solução vai conseguir “dar conta do recado” é a presença de algum recurso que atue especificamente no planejamento. Ou seja, na programação das ordens de produção (OPs) que vão ser executadas.

Pois é nesta etapa de planejamento que a ferramenta de sequenciamento e agendamento de ordens de produção (OPs) pode contribuir para que o responsável pela produção consiga a melhor utilização dos recursos da empresa (máquinas), de modo a minimizar o tempo de setup e produção, organizando as tarefas por similaridade de produto.

Uma vez sequenciada e agendada a programação, as informações estão imediatamente disponíveis, onde a produção é monitorada em tempo real e com confiável previsão de término. Possibilitando cumprir prazos com os clientes. Porque os sistemas mais modernos de monitoramento disponíveis hoje no mercado exibem dados gerados no mesmo instante da consulta.

Sendo esta a “prova de fogo”, a empresa de tecnologia também precisa oferecer uma boa assistência técnica e ter equipe capacitada para, quando necessário, até criar códigos customizados de programação para que a automação dos processos seja bem sucedida.

 

 

*Fabiana Voltolini Vieira é gerente comercial da filial da Vedois Tecnologia em Timbó (SC), empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções em automação industrial. E sócia fundadora da Sull Automação, especialista em soluções de AIDC.

Sobre timbonet


ir ao topo