Início / Notícias / Prefeitura Municipal de Indaial / Indaial – Cras Estrada das Areias divulga atividades realizadas durante o ano com os usuários

Indaial – Cras Estrada das Areias divulga atividades realizadas durante o ano com os usuários

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social. No Centro são desenvolvidas potencialidades e aquisições, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é o principal serviço oferecido, com atendimentos individualizados e familiares, benefícios, visitas domiciliares e desenvolvimento de grupos.

Um dos Cras existentes em Indaial é o da Estrada das Areias. No decorrer do ano foram desenvolvidos diversos trabalhos com destaques para as ações de acolhimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas através da reflexão do que trata o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em relação a essa medida, bem como o estímulo e aproveitamento do adolescente em ações que promovem a inclusão da família nos grupos socioeducativos do Cras e demais cursos inerentes à proposta de trabalho.

Ainda no ano o Cras realizou atendimentos individuais e de famílias para mais de 25 grupos de famílias. Nos encontros foram abordados temas como: violência contra crianças, adolescentes, pessoa idosa e mulher; medidas de proteção do ECA e Estatuto do Idoso (intergeracional); controle social; participação nas políticas públicas e importância da organização do lar.

Os técnicos do Cras participaram do curso promovido pelo Sebrae, “Crescendo e empreendendo”, o qual foi aplicado no fim de novembro com os adolescentes do residencial Ipê.

Também trabalhou-se em oficinas de customização de roupas e reaproveitamento; projeto oficina de crochê, desenvolvido no residencial Ipê; grupos para tratar sobre o programa Bolsa Família e projeto Prevenir, da Apae, que teve como proposta oportunizar ações de prevenção e orientação direcionadas a melhorias da qualidade de vida e saúde.

Neste ano realizou-se pré-conferência e posteriormente a Conferência Municipal da Assistência social de Indaial, incluindo um número significativo de usuários dessa política no intuito de promover o conhecimento e a busca da garantia de direitos. O município também esteve representado na Conferência Estadual da Política de Assistência Social. Ainda há uma representante dessa política na Conferência Federal.

No decorrer do ano de 2017 a equipe do Cras Estrada das Areias planejou e executou vários grupos. Para findar esses encontros foi organizada uma confraternização de natal, que contou com apresentação de uma retrospectiva e avaliação das ações aos usuários dessa política. O momento oportunizou ainda a expressão dos participantes com teatro, viola e cantos natalinos.

A equipe do Cras Estrada das Areias é formada por coordenadora, assistente social, psicóloga, monitor social, instrutora de trabalhos manuais, serviços gerais, estagiário e motorista.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Sobre timbonet


ir ao topo