Início / Notícias / Prefeitura Municipal de Indaial / Indaial – Projeto “Bombeiro da Melhor Idade” irá capacitar idosos para agirem em situações de emergência

Indaial – Projeto “Bombeiro da Melhor Idade” irá capacitar idosos para agirem em situações de emergência

Nessa segunda-feira, 11, iniciou em Indaial o projeto “Bombeiro da Melhor Idade”, que tem por objetivo capacitar a comunidade idosa para agir em situações de emergência e evitar situações perigosas. Inicialmente participarão dez idosos pertencentes ao território de atendimento da Estratégia de Saúde da Família Márcia Maria Andreatta, no bairro Estados.

A ideia do projeto partiu das agentes comunitárias dessa unidade de saúde, Malvina Juliane Ribeiro e Maria Teresinha Batista. Preocupadas em resgatar a importância dos idosos dentro da comunidade, buscaram parcerias com o Corpo de Bombeiros de Indaial, através do comandante Antônio Vinotti, e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que abraçaram a causa.

“O projeto também servirá para instruir esse público-alvo a não se colocar em situações de risco, nem mesmo se tornar uma vítima em potencial, dando empoderamento e autonomia e fazendo com que os idosos se sintam vivos e úteis”, expõem as agentes.

O projeto contará com duas aulas por semana, nas segundas e quartas, duração de aproximadamente 1h cada aula, término e entrega dos certificados para o mês de novembro. A aula inaugural foi na sede do Corpo de Bombeiros, já as demais ocorrerão na Associação de Moradores da Cohab, no bairro Estados.

Entre as sugestões de conteúdos abordados nas aulas estão: conhecimento do Corpo de Bombeiros; noções de primeiros socorros, prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios e sistemas preventivos de segurança contra incêndio; como identificar a ocorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral); e apresentação e explicação de materiais utilizados contra incêndio.

Posteriormente a intenção é implantar o projeto nas outras unidades de saúde.

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Assessoria de Articulação, Comunicação e Ouvidoria
Prefeitura Municipal de Indaial

Sobre timbonet


ir ao topo