Início / Destaques / Prefeitura de Rodeio e Fornace da Itália selam pacto de amizade

Prefeitura de Rodeio e Fornace da Itália selam pacto de amizade

Na manhã do último sábado (19/08), o Município de Rodeio selou um Pacto de Amizade com o Município de Fornace da Itália, este pacto assinado pelos prefeitos Paulo Roberto Weiss e Mauro Stenico abrirá caminho para a união dos povos destes dois municípios que tem suas histórias cruzadas desde 1874.

A assinatura do Pacto contou com a presença de diversos setores da comunidade, sociedade organizada, vereadores, comitiva de Fornace além dos Prefeitos de Blumenau, Napoleão Bernardes, Prefeito de Indaial, Andre Moser e de Rio dos Cedros, Marildo Felippe e o Senador Dalírio Beber.

O Pacto de Amizade, seguiu todos os trâmites legais com orientação do Consultor da Província de Trento, Sr. Elton Stolf. Também recebeu a aprovação das duas câmaras de Vereadores e foi aprovado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

O pacto de amizade consiste no primeiro passo para a união entre as chamadas “cidades-irmãs” (Gemellaggio), que possuem entre si traços de parentesco, de tradições e de costumes. É firmado através de acordos voltados para as áreas social, cultural, financeira e familiar, promovendo benefícios mútuos e servindo como ferramenta de desenvolvimento dos municípios envolvidos.

Em seu pronunciamento oficial, o Sindaco (Prefeito) de Fornace, lembrou dos antepassados que colonizaram a cidade de Rodeio, falou também dos que não conseguiram chegar aqui, e das dificuldades enfrentadas e superadas e se emocionou ao relatar toda sina que seu povo passou nesta empreitada. Falou ainda da importância deste pacto para os dois municípios e se colocou a disposição da comunidade de Rodeio.

Já o Prefeito Paulo Roberto Weiss, destacou que enquanto muitos países constroem muros para se isolarem, Rodeio e Fornace fazem o inverso, construindo uma ponte para a união dos Povos. Falou que se sente honrado em poder assinar esse pacto, agradeceu ao empenho de todos que de alguma forma contribuíram para que este pacto se consagrasse e lembrou da importância de cultivar, incentivar e investir na cultura de um povo, para que nunca se esqueça de onde viemos, e que se perpetue esta linda história que uniu desde antigamente as duas cidades.

Logo após a assinatura, foi inaugurado um pequeno monumento que marca para a história da cidade este importante ato de diplomacia.

 

 

 


Gabriel Fruet – Prefeitura de Rodeio

Sobre timbonet


ir ao topo