Início / Destaques / Semana Nacional dos Museus em Timbó

Semana Nacional dos Museus em Timbó

Todos os anos, no mês de maio, os museus de todo país realizam atividades em torno de um tema, com intuito de celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio. Neste ano, o tema escolhido foi “Museus e Histórias controversas: dizer o indizível em museus”, definido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus.

A partir deste tema, nos dias 15 e 16 de maio, os Museus de Timbó uniram-se e realizaram palestras com o tema “Patrimônio Histórico e Tombamento e o Papel do Museu na Sociedade”, no Centro Educacional para Jovens e Adultos – CEJA e no Museu da Música, em Timbó. Participaram das palestras o coordenador dos Museus de Timbó e professor de história, Eduardo Alexandre Kannenberg, que falou sobre a importância do Patrimônio Histórico em nossa cidade e no país. Também discorreu sobre a necessidade e em quais momentos é necessário realizar o procedimento de Tombamento, além de fazer uma reflexão acerca do entendimento do que é Cultura e a diferença entre patrimônio Material e Imaterial.

Na oportunidade foi exemplificado como Patrimônio Imaterial de nosso município a Catequese Poética, do poeta timboense Lindolf Bell, oportunidade que a profissional que atua no Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, Joelma Paula de Souza Dalpiaz, explicou o que foi esse movimento literário que nasceu na década de 60, no eixo Rio – São Paulo, tendo como principal função a popularização da poesia no país.

Também estavam presentes  Jocelia Barbosa e o Everton Vargas, ambos professores de História e profissionais que atuam no Museu do Imigrante.  Everton Vargas finalizou a palestra falando sobre o papel dos museus na sociedade. Ele proporcionou aos presentes um momento de reflexão sobre a origem do nome museu, fez uma viagem no tempo e apresentou através de imagens e dentro do contexto histórico a evolução dessa instituição até a forma como conhecemos hoje como museus. Ressaltou o valor desses locais, pois hoje, já não são mais somente “Gabinetes de Curiosidades” ou um local de “guardar coisas velhas ou antigas” ou pelo simples fato de colecionar.

No dia 16, no período da tarde, o Museu da Música recebeu as turmas de 8° e 9° ano da Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, de Timbó, que estavam acompanhados por professores e pela diretora da escola, Ana Caroline Cristofolini. Os alunos participaram da palestra com o mesmo tema, porém de forma diferente: as profissionais do Museu da Música, Adriana Becker, Cleonice Lacerda e Regina Valcanaia fizeram uma analogia entre o aspecto indizível dos museus – que é tudo aquilo que não pode ser visto ou não está exposto – com a música, o silêncio, a pausa e as sensações que ela nos traz.

Além da palestra, os alunos assistiram a apresentações musicais e foram envolvidos por uma dinâmica em grupo, embalados por ritmos de bandinhas folclóricas alemãs, que também são exemplos de Patrimônio Imaterial da região. No final do dia, os alunos puderam compartilhar com os presentes o que aprenderam.


Assessora: Carolina Sperb

Fotos: Divulgação

Sobre timbonet


ir ao topo