Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 05/04/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 05/04/2021

Abril 5, 2021 Não Por Redação

 

 

Professora de Indaial conquista Prêmio Nacional de boas práticas na Educação Infantil durante a pandemia

A professora Keila Josimara Beilke, da Unidade de Educação Infantil Espaço de Crescer, está entre as 100 profissionais brasileiras vencedoras do “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”. Na manhã desta segunda, 5, o prefeito André Moser, acompanhado do secretário de Educação, Jairo Gebien, a recebeu no Gabinete da Prefeitura para parabenizá-la pelo Projeto “Contar e Cantar para Aproximar”.

A pandemia trouxe a necessidade de diversos setores se reinventarem, e na educação não foi diferente. “Com maestria, nossos profissionais buscaram as ferramentas digitais para o ensino não presencial, dando continuidade ao trabalho de qualidade realizado na rede. Levar o nome de Indaial para o país inteiro é motivo de orgulho para todos, parabéns Keila pela iniciativa”, ressalta o prefeito, André Moser.

O secretário Jairo destacou que uma das preocupações era manter o vínculo com as famílias. “No ensino digital não temos o contato físico diário que acontece nas Escolas e Unidades, mas nosso profissionais deram o melhor de si para aproximar os alunos, pais e responsáveis do ambiente escolar”, pontuou.

O prêmio foi criado para dar visibilidade ao trabalho de professores que, diante dos desafios trazidos pela Covid-19, estiveram na linha de frente, comprometidos na articulação para possibilitar o contato e a comunicação próxima com seu grupo de crianças e familiares. A iniciativa é da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Itaú Social.

Também colaboraram com o Projeto as auxiliares Caroline Tatiane Haelsner Batista e Alaídes Trombelli; a professora de hora atividade Tatiane Koch; o zelador, José; a agente educacional, Suelange; a cozinheira, Rose; e a auxiliar de direção, Andreia, além do apoio do pedagogo, Odair Zagger, e da diretora, Cleunice Tavares.

Projeto “Contar e Cantar para Aproximar”

O Projeto surgiu da necessidade de elaborar propostas para alcançar as famílias e continuar o desenvolvimento das crianças no período de ensino não presencial. Teve como objetivo principal permitir e manter a aproximação e o vínculo afetivo das crianças e famílias através de vídeos de músicas, histórias e mensagens, valorizando os profissionais da equipe que fazem parte da rotina diária presencial na Unidade. Eles não poderiam ser esquecidos, pois estavam presentes nas brincadeiras no meio do corredor, no incentivo no refeitório para uma boa alimentação, no capricho com a limpeza e organização da nossa sala, no período presencial.

Em todo o processo foram produzidos mais de 10 vídeos, tendo como base a literatura, a música e aproximação. As músicas, histórias clássicas e literaturas infantis eram cantadas, contadas ou dramatizadas pelos profissionais. As mensagens que foram gravadas falavam sobre saudades, alimentação saudável, incentivos e lembrando o distanciamento social necessário. Isso fomentava nas crianças a curiosidade, imaginação e incentivo à literatura e música, deixando viva na memória os profissionais e espaços da unidade. Sempre foi respeitado o distanciamento social, o uso de álcool em gel e de máscaras nas gravações.

Os vídeos procuravam alcançar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e os campos de experiências conforme a Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Municipal de Indaial.

As famílias recebiam o planejamento das propostas através do Sistema Betha (Sistema Gerenciador de Ensino do Município) e do grupo de WhatsApp da Turma, o qual facilitava muito a comunicação das famílias com os profissionais da educação. As produções, propostas e devolutivas eram publicadas também nas mídias sociais da unidade, atingindo assim a comunidade, que curtia e compartilhava os vídeos.

Os vídeos resgataram as memórias dos pequenos, deixando-os interessados e animados em realizar as vivências, pois elas estavam dentro da realidade e disponibilidade dos pais, sendo prazerosas e de fácil aplicabilidade e produção. Os vídeos fizeram com que as devolutivas aumentassem cada vez mais e mantendo 100% dos pais no grupo da turma e com participações em diversas propostas.

Foram diversas as áreas contempladas no desenvolvimento das crianças nos planejamentos: autonomia com incentivos em preparar refeições e lanches saudáveis; coordenação motora e linguagem através de músicas e coreografias dirigidas; imaginação e interação com reproduções de mágicas e histórias com fantoches criados pelas famílias; curiosidade e contato com elementos da natureza através do plantio de sementes de feijão; afetividade pela literatura e abraços em famílias; entre muitas outras.

O Projeto também foi apresentado no “Relatos de Experiência em Artes”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Indaial para professores da Rede.

“As famílias foram o nosso alicerce neste trabalho e que elas se comprometeram com as propostas, vendo o quanto de esforço e amor era adicionado a cada vídeo e em todo o projeto. Acredito que a evolução de todos tenha sido algo imensurável. É como se uma venda de restrições e impossibilidades fosse tirada dos olhos e pensamentos. Agora compreendido como nós professores podemos passar por uma metamorfose, superar desafios; esforçar-nos a sair dos casulos e que existe sim ‘um mundo de opções e inovações que podem e devem ser explorados’”, destaca a professora.

 

Governo do Estado prorroga medidas de combate à Covid-19

A governadora Daniela Reinehr editou um novo decreto (nº 1.238/2021) no domingo, dia 4, prorrogando as medidas de combate à Covid-19 no Estado. As restrições em vigor em Santa Catarina passam a valer até o dia 12 de abril. A única alteração é em relação ao fornecimento de bebidas alcoólicas com consumo no próprio estabelecimento, que fica proibido entre 22h e 6h, em todos os níveis de risco.

As decisões foram tomadas após reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) com representantes de entidades e com a nova secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Os demais regramentos do Decreto Estadual anterior, de nº 1.218/2021, seguem valendo para todo o Estado de Santa Catarina. Entre as principais medidas estão a proibição de funcionamento de casas noturnas, shows e espetáculos, eventos sociais e reuniões de qualquer natureza. A permanência em parques, praças, balneários e praias também não está autorizada.

Nesta segunda, 5 de abril, a Prefeitura de Indaial editou o Decreto Municipal nº 3.433/21 com restrições nos supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres. A partir dessa data deve ser restringido o limite de acesso para até duas pessoas por família, em todos os níveis de risco, com exceção no caso de pessoas que, por sua enfermidade ou limitação de locomoção, necessitem de auxílio de terceiro, permitindo-se, também, o acesso de mãe com criança com idade inferior a três anos, em razão da dependência materna, limitada a capacidade de acesso em 50%.

Serviços e atividades proibidas

– Casas noturnas, shows e espetáculos;

– Eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in, e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões e eleições cooperativas;

– Congressos, palestras, seminários, feiras, leilões, exposições e inaugurações (autorizada modalidade virtual com transmissão on-line);

– Calendário esportivo da Fesporte;

– Modalidades esportivas coletivas de cunho recreativo, competição e afins, com contato direto entre as pessoas, em qualquer local, público ou privado;

– Concentração e permanência de pessoas em praças, parques, praias, balneários e jardins botânicos (com exceção da prática individual de exercício físico);

– Consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos entre 22h e 6h;

– Aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja interno ou externo.

Escalonamento de horários

Comércio:

Permissão de horários para o funcionamento, com limite de ocupação de 25%

– Comércio de rua, excetuando as atividades essenciais: entre 8h e 20h;

– Shopping centers, centros comerciais e galerias: entre 10h e 22h;

– Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins: entre 10h e 22h, com limite do ingresso de novos clientes até 21h e permitida a apresentação artística individual;

– Demais atividades e serviços privados não essenciais: entre 9h e 19h.

Demais atividades:

Permissão de horário para o funcionamento entre 6h e 22h, com limite de ocupação de 25%

– Academias e centros de treinamento;

– Utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos;

– Parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos;

– Cinemas e teatros;

– Circos e museus;

– Igrejas e templos religiosos;

– Lojas de conveniência em postos de combustível;

– Confeitarias, cafeterias, casas de chás, casas de sucos e lanchonetes;

– Áreas de uso coletivo em hotéis e similares.

Atividades autorizadas a funcionar 24h

– Farmácias, hospitais e clínicas médicas;

– Serviços funerários;

– Serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro;

– Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

– Estabelecimentos que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega;

– Postos de combustíveis;

– Estabelecimentos dedicados à alimentação e à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, situados em estradas e rodovias;

– Hotéis e similares.

Serviços e atividades com restrições

– Supermercados: permissão de horário para o funcionamento entre 6h e 22h, com limite de ocupação de até 50% e de acesso para até duas pessoas por família, em todos os níveis de risco, com exceção no caso de pessoas que, por sua enfermidade ou limitação de locomoção, necessitem de auxílio de terceiro, permitindo-se, também, o acesso de mãe com criança com idade inferior a três anos, em razão da dependência materna, limitada a capacidade de acesso em 50%;

– Transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual com limite de ocupação em 50% por veículo;

– Autorizada a prática de atividades esportivas coletivas de cunho recreativo sem contato físico no Estado. A medida contempla esportes como frescobol e beach tênis;

– A utilização de embarcações de esporte e recreio fica restrita a um limite de 50% da capacidade, sendo vedado o seu amadrinhamento;

– Em agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, o atendimento deverá ser individual, com controle de entrada e monitoramento do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

Multas

Continuam as multas de R$500,00 para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em local fechado. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado, ficando em R$1.000,00. Tais multas não serão aplicadas nas populações vulneráveis economicamente. Também ficam isentas crianças com menos de três anos e pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

 

Inscrições abertas para curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas

A Secretaria de Agricultura de Indaial, em parceria com o Senar/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), está com inscrições abertas para o curso gratuito de “Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção”. Com carga horária de 24 horas, o treinamento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, na sede da Secretaria (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 4.500, Ribeirão das Pedras).

Os participantes vão aprender sobre cuidados com o ambiente, saúde e segurança no trabalho; legislação de segurança, norma reguladora – NR 31 e noções de legislação de trânsito; prevenção de acidentes; medidas de controle dos riscos, equipamento de proteção coletiva e individual; operação, inspeção, regulagem e manutenção preventiva de tratores e implementos agrícolas com segurança; sinalização de segurança e noções de primeiros socorros.

As vagas são limitadas. Para participar é necessário ser maior de 18 anos e produtor rural. Inscrições pessoalmente na Secretaria, apresentando documentos pessoais. Mais informações pelo telefone 3394-2070.

Nos dias de treinamento é obrigatório o uso de máscara e respeito de distanciamento social.

 

Projeto “Buscando nossas verdadeiras origens” resgata cultura alemã de Indaial

A Associação da Cultura Alemã de Indaial “Bogenbrücke Volkstanzgruppe”, contemplada com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, está realizando o projeto “Buscando nossas verdadeiras origens”. A série de três vídeos conta com dois materiais já publicados, um sobre o orgulho dos imigrantes de Indaial e outro referente à valorização da cultura local.

O terceiro vídeo será com o lançamento do novo traje, criado a partir das tradições da região de Österten – Alemanha. Interessados podem acompanhar a transmissão pelo canal do YouTube neste domingo, 11, às 18h, no link: https://bit.ly/3dzFv9a

 

Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial