Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 30/07/2021

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 30/07/2021

Julho 30, 2021 Não Por Redação

 

 

Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Mundialmente o Movimento Escoteiro é coordenado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro – OMME (World Organization of the Scout Movement – WOSM, em inglês) uma organização independente, apolítica e não-governamental, composta de 171 Organizações Nacionais oficialmente reconhecidas e regida pela Constituição Mundial Escoteira. Ao todo, o escotismo está presente em mais de 223 países e territórios.

Com mais de 54 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo. Desse número, cerca de sete milhões são adultos voluntários que apoiam as atividades locais – assim, através da liderança direta, em um processo apoiado por adultos voluntários, cada Unidade Escoteira em qualquer parte do mundo abraça o mesmo conjunto de valores presentes na Promessa e na Lei Escoteira. Cada um dos milhares de escoteiros segue um sistema similar de educação não-formal, adequado para os aspectos únicos da sua comunidade. Acesse: escoteiros.org.br.


Ano da pandemia – Desafios e Superações na instituição

Os Escoteiros do Brasil realizaram a Assembleia Nacional Escoteira em que, além de tomadas decisões importantes sobre o desenvolvimento do Movimento Escoteiro em território nacional, apresentaram um relatório do ano que passou.

2020 foi um ano marcado pela pandemia, mas para os Escoteiros do Brasil foi também marcado pelo maior acampamento escoteiro da América Latina, o JamCam, ocorrido em Foz do Iguaçu em janeiro de 2020. À época do evento, a pandemia da Covid-19 ainda não era uma realidade no Brasil.

Em função do distanciamento social, como uma das medidas de proteção contra a COVID-19, as Unidades Escoteiras Locais não puderam se reunir presencialmente e a criatividade foi peça fundamental para que os jovens continuassem a prática desse movimento centenário que, felizmente, segue demonstrando a sua força e capacidade de renovação.

Mesmo em meio a tudo isso, em 2020 os Escoteiros do Brasil somaram mais de 79 mil associados em quase 700 municípios do país, números que comprovam a força e a capilaridade do nosso Movimento. E foi pensando nesses mais de 79 mil associados que foi lançado o projeto Escoteiros Online, com a convicção de que é possível oferecer um Escotismo de qualidade mesmo entre quatro paredes.


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e mail: rogerio.gessner@gmail.com