Conheça as ações de educação ambiental realizadas em Pomerode

Conheça as ações de educação ambiental realizadas em Pomerode

Dezembro 12, 2023 Não Por Redação

 

 

Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) promoveu atividades para conscientização de toda a comunidade ao longo de 2023

 

O ano de 2023 foi marcado por diversos acontecimentos envolvendo as mudanças climáticas e o meio ambiente. Em momentos como este, é importante unir forças para minimizar os desastres e proteger a população. E é através deste propósito, que o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) encerra as atividades deste ano celebrando a atuação intensa através da educação ambiental de forma contínua e permanente no município de Pomerode.

Contando com a participação voluntária dos membros do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), foram realizados projetos voltados para a educação e meio ambiente, com algumas ações pontuais de conscientização para promover a sustentabilidade no município. Entre as principais atividades, se destacam:

Semana Municipal da Água: durante a Semana Municipal da Água, o ProMEA concentrou esforços na conscientização sobre o descarte inadequado de resíduos e sua relação direta com a contaminação da água. A participação ativa dos alunos na pintura de bueiros em escolas foi uma estratégia inovadora para educar e conscientizar.

II Formação Continuada de Educação Ambiental: uma formação de 20 horas proporcionou a capacitação de 40 profissionais da educação, abordando temas como compostagem e horta, com visitas técnicas à Epagri de Itajaí, com o objetivo de conhecer o sistema de compostagem.

Junho Verde: o mês de junho foi marcado por mais de 40 ações, envolvendo escolas, empresas, Samae e GIEA. Oficinas de sabão, compostagem, plantio de árvores, visita ao Parque Girassol, mutirão de limpeza e pedalada em prol da sustentabilidade foram apenas algumas das atividades realizadas.

Dia Mundial da Limpeza: em parceria com o Grupo Escoteiro Pomerano e Samae Pomerode, o objetivo foi coletar resíduos descartados inadequadamente nas ruas da cidade, contando com 30 voluntários engajados.

Além destes projetos, o ProMEA promoveu também atividades de compostagem nas unidades escolares, que foram complementados com uma série de vídeos sobre as técnicas de compostagem, manual de compostagem e visita à Epagri. 20 unidades escolares participaram desta ação.

O Projeto Vale Plantar também foi um referencial no que diz respeito à educação ambiental ao longo do ano. Com o objetivo de recuperar áreas públicas e privadas degradadas das cidades participantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a ação visa plantar uma árvore por habitante até o fim de 2024. Pomerode possui a meta de 30 mil árvores, e encerra o ano de 2023 com quase 60% da meta alcançada, totalizando 19.623 árvores plantadas. Os plantios são contabilizados no arvorômetro do Vale Plantar e podem ser consultados em tempo real.

O ProMEA também contabilizou a participação em um evento sustentável do município. A Festa do Borrego adotou práticas sustentáveis como copos reutilizáveis, gerenciamento de resíduos, compostagem de orgânicos e espaço de educação ambiental, todas as ações realizadas em parceria com o GIEA.

Para finalizar o ano, o grupo recebeu o Troféu Formiguinha, através do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O reconhecimento foi destinado às instituições parceiras do Programa “Penso, Logo Destino” (PLD), em um evento que reuniu mais de 100 municípios catarinenses em Nova Veneza. O prêmio foi criado como forma de reconhecimento aos agentes multiplicadores da Logística Reversa que foram destaque em 2023.

Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável

Atualmente, o ProMEA engloba sete dos 17 Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), sendo eles:

4 – Educação de qualidade;

6 – Água potável e saneamento;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre.

          Para Mayra Trierveiler Rego, coordenadora do GIEA, 2023 foi um ano de muitos desafios e conquistas na área da educação ambiental. “Organizamos e participamos de um número expressivo de atividades, engajando a comunidade, crianças e adultos, e trazendo a percepção de que precisamos cuidar do nosso planeta e do meio ambiente. É gratificante poder ver o reconhecimento e como as ações que realizamos impactam a vida das pessoas e de toda a sociedade”, conclui.

ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

ProMEA Pomerode

 


Oficina das Palavras:
Júlia Paniz