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Saúde

A influência do Chocolate no Sono das Crianças

Guloseima está entre os vilões que podem sabotar uma boa noite de sono

 

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Imagem de Pexels por Pixabay

Controlar o consumo de chocolate fica ainda mais difícil durante a Páscoa. A tarefa complica quando envolve crianças, que não entendem porque um alimento tão gostoso não pode ser comido à vontade. Pra quem tem dificuldades para dormir, é preciso mais atenção. O doce é considerado um alimento anti-sono, porque prejudica a liberação do hormônio do sono, assim como o café.

O açúcar também tem impacto significativo na qualidade do sono. “O chocolate pode até causar sonolência durante o pico glicêmico, mas depois, a queda da taxa de açúcar no sangue causa liberação de adrenalina, o que leva ao despertar”, explica a Educadora Integrativa do Sono, Ana Paula Franz. Por isso, pra quem não quer desperdiçar uma boa noite de sono, é importante evitar o consumo de chocolate antes de dormir.

Alimentos indutores do sono

Alimentos ricos em triptofano, vitamina B, magnésio, zinco e ácidos graxos essenciais liberam a serotonina (hormônio do relaxamento) e a melatonina (o hormônio do sono). Por isso, refeições que incluem frango, peru, peixe, oleaginosas, bananas, aveia, ovos e laticínios colaboram para as pessoas dormirem bem.

Uma dieta com baixo índice glicêmico também pode melhorar a qualidade do sono. Comer proteína a cada 3 horas e antes de dormir estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz o despertar noturno.

Sobre Ana Paula Franz

A influência do Chocolate no Sono das Crianças 2Ana Paula Franz é graduada em fisioterapeuta e tem duas certificações internacionais em Consultoria do Sono Infantil (IMPI e FWII – EUA).  O serviço de consultoria do sono consiste em ajudar gestantes e famílias com crianças de até cinco anos de idade que estão enfrentando dificuldades para dormir.

Durante o processo, Ana Paula, junto à família, busca entender o que está acontecendo com a criança; assim, é possível compreender a rotina, adequar o ambiente e estabelecer hábitos saudáveis para promover o melhor sono possível para todos, sempre levando em consideração a saúde emocional do indivíduo.

O atendimento é on line.

Contatos:
Ana Paula Franz 47 98851-5231 / @bomsonoconsultoria

 


BIANCA INGLETTO
Jornalista

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