A Primavera e a rinite alérgica

A Primavera e a rinite alérgica

Novembro 17, 2020 Não Por Redação

 

 

Médico otorrinolaringologista que atende no Censit explica os cuidados que devemos ter nessa época do ano.

Estamos na estação das flores, a mais bela e esperada por muitas pessoas, mas tem um grupo que sofre muito com a chegada da Primavera. Segundo o médico especialista em otorrinolaringologia, doutor Guilherme da Cunha Galvani, a Primavera é a estação em que aumentam os casos de rinite alérgica. Isso se deve ao fato do aumento da polinização das plantas, associado à mudança do clima e tempo mais seco, impactando, assim, no aumento dessas doenças.

O profissional médico que atende no Centro de Saúde – Censit explica que o grão de pólen é pequeno e leve, assim, é carregado pelo vento para dentro das casas e dos ambientes de trabalho. Quando ele entra em contato com a mucosa nasal, desencadeia uma reação inflamatória, levando a um edema e aumento da produção do muco. “Isso leva à obstrução nasal, coceira no nariz, ouvidos, olhos e na garganta além de coriza em maior quantidade, prejudicando a respiração”.

Galvani observa que uma medida simples, se utilizada com frequência pode ajudar muito a diminuir a quantidade e intensidade das crises:  a lavagem nasal. “Com a lavagem nasal frequente, promovemos uma limpeza da cavidade nasal, removendo a secreção e diminuindo o tempo de exposição do alérgeno – aquilo que causa alergia – com a mucosa nasal. Assim, diminuindo os sintomas nasais. Além disso, previne infecções respiratórias por vírus e bactérias e mantém a mucosa hidratada e saudável”.

O profissional médico destaca ainda que, caso o quadro seja persistente, é importante que procure o otorrinolaringologista para uma avaliação. Podem ser utilizados medicamentos para ajudar no tratamento e controle das crises, lembrando que a rinite não tem cura, mas as medicações podem diminuir a intensidade e quantidade das crises.

Dicas de cuidados

Segundo Galvani, a pessoa que tem rinite deve ter alguns cuidados:

– Manter a hidratação, com uma ingestão de água adequada.
– Lavar as mãos com frequência.
– Evitar flores e plantas em casa.
– Evitar objetos que possam acumular poeira, como tapetes, cortinas, almofadas e bichos de pelúcia.

“Com medidas simples, o paciente com rinite pode ter uma vida mais tranquila e uma Primavera com menos crises”, afirma o médico.