banner
Blumenau

ALESC concede Honraria a radioamador da Associação Timboense de Radioamadores – ATRA

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, em Sessão Extraordinária realizada na última segunda-feira (09/10), concedeu honraria ao radioamador GLENN PRUSSEK MARTINHO (PP5FE), “por sua valorosa dedicação nas ações de resgate e socorro, de salvamento e atendimento à população, em memória às ocorrências de grandes tragédias da última década no Estado de Santa Catarina”.

O radioamador, que tem a patente de 2º Sargento do Exército Brasileiro, estava lotado no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em 2008, durante a tragédia ocorrida no Vale do Itajaí e em especial com os desmoronamentos no Morro do Baú, quando, por ser natural de Blumenau e possuir domínio técnico em comunicações, destacadamente via rádio, foi convocado para prestar serviços no 23º Batalhão de Infantaria.

Nestas condições, recebeu a incumbência de restaurar as comunicações na região, reativando as repetidores que haviam sido danificadas no Morro do Cachorro, o qual somente foi possível acessar com o auxílio de helicóptero, tendo dele descido de uma altura de 50 metros, fazendo uso de um cabo. Conseguiu efetuar os reparos e pôr no ar todas as repetidoras.

O homenageado agrega à sua alta qualificação profissional uma vasta experiência adquirida nos serviços prestados em Angola, nas operações especiais das forças federais no Rio de Janeiro e na Defesa Civil de Blumenau.

A Diretoria da ASSOCIAÇÃO TIMBOENSE DE RADIOAMADORES – ATRA, através do seu atual Presidente, Dr. GILDO KUTNE PP5GI, diz ser um orgulho para a ATRA contar como seu associado um colega da envergadura do “GLENN”, muito querido entre todos os radioamadores e conhecido pela fidalguia do relacionamento que mantém com toda a classe, sendo merecedor das justas homenagens que lhe foram prestadas pela ALESC.

O homenageado também é um dos responsáveis pela implantação e expansão no Vale do Itajaí do APRS (Automatic Position Reporting System), que é um sistema de comunicações de uso dos radioamadores, criado pelo radioamador americano Bob Bruninga (WB4APR) da Academia Naval dos Estados Unidos. Com a utilização de programas (softwares) específicos, o radioamador consegue, aliando radio e GPS (Global Positioning System), manter contatos em longas distâncias, sem a preocupação com a abertura de propagação e frequências. O sistema é muito utilizado por radioamadores, para a localização de veículos terrestres, naúticos e aeronaves. O sistema aliado ao rádio é uma ferramenta sofisticada de rastreamento global, e apoio em caso de comunicações emergenciais. São utilizados, também, sinais de satélites que transmitem condições climáticas.

COMPARTILHE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo