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Prefeitura Municipal de Indaial

Alunos utilizam QR Code nas aulas de Língua Portuguesa e Informática Pedagógica

Alunos utilizam QR Code nas aulas de Língua Portuguesa e Informática Pedagógica 1Os alunos do 8º ano da EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai tiveram uma aula diferente: aliaram o uso da tecnologia às aulas de Língua Portuguesa. A professora Adriana Espíndula queria articular um ambiente de aprendizagem lúdico e desafiador para estimular o interesse dos estudantes na disciplina. Com o uso da tecnologia do celular, presente na vida dos alunos, ela proporcionou momentos de trabalho em equipe e interação entre os estudantes.

Dessa ideia surgiu neste mês de setembro a “Gincana da Poesia”, uma sequência didática realizada em parceria com a professora Silvia Trentini Machado, de Informática Pedagógica. O objetivo principal da atividade proposta era familiarizar os alunos com a linguagem poética e as poesias de Cecília Meireles, aprimorando a comunicação e expressão oral por meio da declamação dos poemas.

A Gincana da Poesia foi dividida em duas partes: “caça ao poema e declamação do poema”. Inicialmente, as turmas foram divididas em equipes e identificadas por cores. Com seus celulares, foram instruídos pela professora de Informática Pedagógica, Silvia, a conectarem-se a uma rede de wi-fi disponibilizada para a atividade. Conectados, instalaram nos aparelhos um leitor de QR Code gratuito, um código de barras bidimensional que pode ser escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera e convertido em texto, endereço URL, e-mail, contato telefônico ou SMS.

Alunos utilizam QR Code nas aulas de Língua Portuguesa e Informática Pedagógica 2Depois cada equipe recebeu a primeira pista em um envelope identificado por cor que continha impresso um QR Code. Utilizando o programa instalado, escanearam o código e descobriram a primeira parte de uma poesia e a dica para encontrar a próxima pista. A tarefa era concluída quando a equipe entregasse todo o poema manuscrito com a identificação do autor.

A segunda parte da gincana, “declamação do poema”, ocorreu na semana posterior para que as equipes tivessem tempo de se prepararem, pois como critérios de avaliação a comissão de jurados, formada por dois professores e a orientadora educacional, observou a criatividade (caracterização, cenário etc.), a tonicidade e a emoção durante a declamação.

Conforme a Proposta Curricular de Informática Pedagógica de Indaial, é necessário criar um ambiente que acompanhe o movimento de globalização que ocorre em nível mundial e que proporcione propostas didático-pedagógicas que favoreçam as habilidades de gerar, explorar, manusear, armazenar e distribuir conhecimentos, além de dar oportunidade à comunicação e à interação.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
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