Ambev lança programa de cocriação com startups em nível avançado

Ambev lança programa de cocriação com startups em nível avançado

27 de janeiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Iniciativa será 100% online e aceita inscrições de todo o País

A abertura da Ambev à inovação nos últimos anos permitiu que a companhia adotasse ferramentas que têm mudado a forma de trabalhar interna e externamente. Essas transformações contribuem muito para a rotina de todos os colaboradores, nos mais diversos setores. Agora, a empresa quer dividir toda a expertise adquirida até aqui.

Pensando nesse momento de construir uma nova companhia, a Ambev anuncia a abertura das inscrições para a primeira edição do programa Além, iniciativa para conectar e potencializar o ecossistema de startups brasileiras. O objetivo é apoiar empreendedores que, junto com a companhia e seu ecossistema, criem pilotos para solucionar problemas do negócio. A Ambev quer ajudar essas startups a crescerem junto com ela. Para isso, a companhia conta com o apoio do Distrito, o maior ecossistema independente de startups do Brasil, e da Innoscience, consultoria pioneira em inovação corporativa.

O Além abrirá as portas da Ambev, dando acesso às startups para vários ativos da companhia, como seus clientes, fornecedores e parceiros. “A colaboração e a inovação serão as chaves para o sucesso dessa empreitada. O programa será uma plataforma aberta e de cocriação de negócios para além da Ambev. Vamos potencializar as startups brasileiras e compartilhar nosso crescimento, estrutura e capacidades. Vamos, juntos, melhorar os negócios, desenvolver novos projetos e encontrar oportunidades”, afirma Bruno Stefani, Diretor Global de Inovação AB InBev.

O programa é aberto a empreendedores que estejam dispostos a se conectar com o negócio da Ambev para encontrar soluções para os problemas do ecossistema da companhia, do consumidor aos clientes, da matéria prima à produção. O Além busca startups que resolvem problemas reais de forma escalável e possuam um produto finalizado, vendas recorrentes e ao menos dois sócios com dedicação exclusiva. O processo de seleção também leva em conta a pluralidade de visões e pensamentos, seja por parte do corpo de fundadores, localização geográfica das startups ou soluções que gerem impacto positivo. Acreditamos que a diversidade nos ajuda a desenvolver ideias mais fortes e a garantir que nosso time alcance todo o seu potencial.

“Na Ambev, nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação pela inovação, um conceito que vai além de esperarmos lucro ou retorno sobre essas ideias. O Além surge como uma forma de entendermos como podemos seguir em um sistema de troca com as startups em todos os níveis do negócio, gerando impacto positivo”, completa Bruno.

O programa será realizado 100% online e vai contribuir ao trabalho das startups por meio da força das marcas, capilaridade da operação e inteligência de mercado da Ambev, juntamente com uma abordagem tecnológica para ganhar escala e gerar impacto real no mundo.

“A Ambev reúne um universo de conexões e possibilidades, um potencial gigantesco para as startups do ecossistema brasileiro. Sem dúvida alguma, temos aqui uma grande oportunidade para que os empreendedores não apenas validem seus produtos, mas possam escalar mais rapidamente, com o suporte de uma empresa líder em seu setor”, comenta Gustavo Araujo, cofundador e CEO do Distrito.

“Ao longo da sua trajetória a Ambev ficou reconhecida por alavancar uma série de empreendedores e empresas parceiras de seu ecossistema. O programa Além vai levar essa experiência a outro nível fazendo isso de forma sistemática para criar novos negócios que gerem impacto para as startups, Ambev e todo o ecossistema”. Maximiliano Carlomagno – fundador da Innoscience.

Para ter acesso a todo o conteúdo do programa Além e se candidatar a uma oportunidade, as startups podem se inscrever pela página oficial até o dia 31/01/2021. A iniciativa não possui um número exato de vagas, ou seja: quanto mais ideias de impacto propostas, maior as chances de despertar o interesse de uma parceria por parte da Ambev.

Ainda é importante destacar que os outros programas da Ambev com startups, como a Aceleradora 100+ de Sustentabilidade, continuarão existindo.

Sobre Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja com tecnologia de ponta para garantir momentos de celebração e diversão. Na Ambev, nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação. Apostamos também em processos de cocriação, convidando outras empresas a se juntarem a nós em busca de um objetivo comum. Temos parcerias com um ecossistema com mais de 500 startups para gerar oportunidades e idealizar melhorias na vida das pessoas. Além disso, contamos com hubs de tecnologia em cinco cidades: Blumenau (SC), Campinas (SP), Maringá (PR), São Paulo (SP), e Sorocaba (SP). E não vamos parar por aqui. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade socioambiental.

Sobre o Distrito

Fundado em 2014, o Distrito é uma plataforma com propósito de ajudar empresas a se transformarem através de inovação e tecnologia.  Com o seu ecossistema de inovação aberta, empoderado por dados e inteligência artificial, o Distrito conecta grandes empresas, startups, investidores e acadêmicos, para gerar novos modelos de negócios vencedores, mais colaborativos, eficientes, transparentes e sustentáveis.

Hoje, o Distrito executa inovação aberta com 65 grandes corporações e mais de 300 startups que estão conectadas à sua plataforma, além de 11 Laboratórios Corporativos de inovação dedicada em operação conjunta. O Distrito mapeia também mais de 13 mil startups no Brasil para gerar insights e inteligência de inovação, tendo publicado mais de 50 reports setoriais. Em 2020, o Distrito foi eleito como o melhor hub de inovação do Brasil pela Startup Awards, premiação da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Sobre a Innoscience

A Innoscience é a consultoria pioneira em Inovação Corporativa tendo atendido 20 das 100 empresas mais inovadoras do Brasil ao longo dos últimos 15 anos. Aporta experiências, método, conhecimento e conexões para fazer a inovação funcionar em grandes empresas. Já realizou mais de 30 programas de conexão com startups com mais de 3500 startups participantes, 300 pilotos desenhados tendo gerado mais de 70 negócios entre as startups e empresas estabelecidas.

 


Karin Barros