banner
AMMVI

AMMVI completa 46 anos de história

AMMVI - Logotipo - ColorQuarenta e seis anos de fundação. É o que comemora a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) no dia 2 de agosto. A história da entidade é marcada por iniciativas em defesa da autonomia e da integração dos municípios do Médio Vale e em prol do movimento municipalista catarinense.

Fundada em 1969, a Ammvi assessora as administrações públicas municipais nas suas diversas áreas de atuação e trabalham a representatividade político-institucional, promovendo o desenvolvimento regional, a cooperação intermunicipal e a modernização da gestão pública.

Presidente da Ammvi e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, relata que a entidade foi a nona associação microrregional fundada em Santa Catarina. “Atualmente somos referência no estado em diversas ações, tais como Plano Diretor, Políticas e Planos Municipais de Saneamento, resíduos sólidos, contabilidade pública e controle interno”, observa.

Nestes anos, a Associação participou de mobilizações que garantiram vitórias expressivas ao movimento municipalista. “Conquistamos, por exemplo, o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), legislação dos consórcios públicos, repasse direto do Salário Educação, regulamentação da Cosip e ampliação da lista dos serviços tributados pelo Imposto Sobre Serviços (ISS)”, enumera o secretário executivo da Ammvi, José Rafael Corrêa.

Para o vice-presidente da entidade e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, a Ammvi é protagonista na luta pelas reivindicações dos municípios. “A união dos prefeitos e a representatividade da Associação garantem a continuidade dos pleitos e a concretização de ações em defesa dos interesses dos municípios e do desenvolvimento econômico e sustentável da região”, analisa o prefeito.

Como entidade de convergência dos interesses dos municípios, a Ammvi proporciona ainda o aperfeiçoamento e a modernização da gestão pública municipal por meio de capacitações. Além disso, os colegiados setoriais garantem a execução de ações desempenhadas para suprir as carências dos municípios e aprimorar os serviços prestados à população, primando pela troca de experiências bem-sucedidas e resolução das problemáticas comuns.

O prefeito de Botuverá e tesoureiro da Ammvi, José Luiz Colombi, destaca o papel desempenhado pelas assessorias técnicas. Segundo ele, as orientações e o suporte prestado aos municípios nas diversas áreas contribuem para a modernização da gestão municipal, atualização dos servidores, apoio na tomada de decisão e execução de ações pontuais.

“Reconhecemos os avanços já alcançados, porém vislumbramos um futuro desafiador, principalmente no enfrentamento à crise e na briga pela igualitária partilha dos recursos entre os entes federados. À frente de tudo isso estará a Ammvi, lutando pelos interesses dos Municípios e pela integração do Médio Vale”, conclui o presidente da entidade.

 

 

 

Michele Prada
Assessoria de Comunicação
Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí

Topo