banner
Saúde

Apneia do sono: síndrome que afeta a saúde é tema de curso neste final de semana

Evento realizado pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – SC reúne  especialistas em debates sobre distúrbios respiratórios e outros temas

Apneia do sono: síndrome que afeta a saúde é tema de curso neste final de semana 1            Quem sofre de apneia do sono pode ter várias funções do organismo comprometidas, já que dormir é uma das atividades essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. A apneia afeta pessoas de todas as idades e também aumenta o risco para doenças mais graves, como AVC e infarto. Este e outros temas serão abordados no próximo sábado (16), em um curso promovido pela Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial Santa Catarina (ABOR-SC), em Florianópolis.

            A apneia do sono impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida. Ela acontece quando ocorre a obstrução parcial, ou total, das vias aéreas durante o sono. Com isso, a pessoa acaba acordando muitas vezes durante a noite, não dorme bem e sente falta de ar. Conforme explica o presidente da ABOR-SC, o ortodontista Gustavo Zanardi, geralmente a respiração é restabelecida somente com o despertar.

            “Esta síndrome, também conhecida como SAHOS, deve ser tratada o quanto antes pois aumenta o risco para diferentes problemas cardiovasculares como hipertensão arterial, arritmia, infarto e insuficiência cardíaca. O ronco é um fator que pode ou não estar associado, mas geralmente ele é a principal causa pela qual o paciente nos procura”, explica. Além disso, pessoas não tratadas podem apresentar sonolência excessiva, ansiedade, depressão, irritabilidade, impotência, déficit de aprendizado, déficit de memória e tendência ao uso de estimulantes.

          Tanto a apneia do sono como outros distúrbios respiratórios serão debatidos no evento, que acontece no Trompowsky Corporate, em Florianópolis. Ministrado pelo Dr. Bruno Furquim, um dos objetivos do curso é abordar o correto diagnóstico e as diferentes possibilidades de tratamento para o ronco e a apneia. Atualmente, sabe-se que para casos mais graves é indicado o tratamento orto-cirúrgico – que envolve ortodontia e cirurgia.

            Entretanto, para casos mais simples, a tecnologia da ortodontia já permite que o problema seja resolvido (ou amenizado) através de um aparelho intra-bucal. “Nosso objetivo é estimular o progresso científico da ortodontia e promover o intercâmbio cultural, técnico e científico entre os participantes. É uma ótima oportunidade para se atualizar e debater sobre esse importante tema que afeta boa parte da população brasileira”, completa o presidente da instituição.

            Para os profissionais e especialistas que não conseguirem ir ao curso pessoalmente, vale ressaltar que o evento será transmitido ao vivo pela internet.

AGENDA:

O quê: Curso “A Ortodontia revisitando a função”
Quando: Sábado (16), das 9h às 16h30min
Onde: Trompowsky Corporate – Florianópolis
Informações: www.aborsc.com.br

 

 


Joana Gall

Topo