ARTESANATO – Coleção Pérola do Vale

ARTESANATO – Coleção Pérola do Vale

Setembro 13, 2022 Não Por Redação

 

 

Por Clarice Graupe Daronco / Jornal do Médio Vale

FOTOS/ARQUIVO PESSOAL

 

Visando incentivar o empreendedorismo e a criatividade, o município de Timbó foi parceiro do Sebrae/SC através da Fundação de Cultura e Turismo quando da realização e conclusão do Programa de Desenvolvimento para o Artesanato Ouro.

O programa é uma oportunidade que transforma a vida do artesão que permite se abrir para a mudança. No período de 10 meses, oito artesãos de Timbó, através de muita dedicação, pesquisa, leitura, troca de ideias, oficinas, consultoria individual desenvolveram aproximadamente 30 novos produtos que fazem parte do catálogo “Mais que produtos artesanais, produtos com identidade cultural de Timbó”.

Os produtos estão divididos em oito coleções, inspiradas em temas da identidade cultural de Timbó. Técnicas tradicionais como pintura Bauer, bordado e artesanato com a palha de milho, muito presentes na história de Timbó e do Vale Europeu, são destaques nesta coleção, assim como temas que representam a vida do colono imigrante, a arquitetura das casas de técnica enxaimel e suas principais representações na cidade, a fauna local, a flora e os cenários atuais e antigos de Timbó aparecem nas obras.

Os produtos foram desenvolvidos pelas seguintes artesãs: Corinne Thrun (Coleção Heimat – Terra Natal); Diva Luiza Nicolodelli Packer (Coleção: Agricultora); Giovana Holler Rafaeli (Coleção Memórias Entrelaçadas); Janete Correa (Coleção Pérola do Vale); Jucélia Reinert (Coleção Verde Vale); Lisette Kahl (Coleção Florescer); Luciane Gaertner Wilvert (Coleção Enxaimel no Porongo) e Margie Helena Donner (Coleção Bem-te-vi Timbó, Bem-te-vi!).

Nesta matéria será apresentada a Coleção Pérola do Vale da artesã, Janete Correa, que foi a oradora da turma na noite do lançamento. “Não posso falar por todas, mas acredito que compartilhamos de uma ideia: a expressão da nossa arte vem da nossa essência, das memórias e vivências que nos impactaram desde a infância aliada ao conhecimento adquirido durante o programa. E que conseguimos expressar agora graças ao trabalho minucioso e dedicado que as consultoras do Sebrae Michelle Laforga e Barbara Wagner realizaram conosco”.

Janete destaca ainda que “também posso dizer que o programa influenciou para o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais, como empatia, autoestima, autoconhecimento, confiança, resiliência. O Programa de Desenvolvimento para o Artesanato Ouro transforma a vida da artesã que permite se abrir para a mudança. Sinto-me preparada para desenvolver minha próxima coleção com identidade cultural. Foram meses de muita dedicação e transformação, e acredito que tudo é possível quando estamos dispostos a aprender!”

Sobre a coleção Pérola do Vale, a artesã explica que “diferente das demais artesãs o meu desafio não era desenvolver produto, mas ter um diferencial na costura criativa, ou seja, ter uma estampa única com a identidade cultural de Timbó, e a minha identidade. Minhas referências vêm da infância, dos jardins floridos da minha avó paterna e da minha mãe, do zelo que elas tinham com as flores. Escolhi como ponto de partida a casa enxaimel. No início foi muito difícil elaborar o projeto, pensar nos detalhes que queria na estampa. E com orientação das consultoras Michele Laforga e Barbara Wagner fomos construindo”.

Janete relata que “a estampa é um mapa estilizado com principal elemento a estrutura enxaimel e autoportante das casas mais representativas dessa técnica no município, as flores encontradas nos principais pontos turísticos, as copas das árvores que envolvem a cidade, e atividades como voo de parapente e cicloturismo que também são referência em Timbó. Para finalizar e dar vida ao mapa estilizado acrescentamos os traços representando as ruas. Os desenhos com traços imperfeitos dando a leveza e graça à estampa. O briefing foi enviado para uma design e ilustradora que traduziu tudo de uma forma linda. Fizemos várias reuniões e correções na estampa até chegar onde está hoje”.

A profissional conta que “testei e comparei também a estampa em tecido digital e sublimado, para saber qual seria o melhor custo/ benefício, como seria o comportamento das cores, dos detalhes nos desenhos, para depois escolher as peças que iriam compor a coleção. Tive todo suporte e orientação para a construção da ficha técnica, cálculo do custo dos produtos, e cálculo do preço de venda. Hoje me sinto preparada para desenvolver minha próxima estampa e coleção com identidade cultural”.

Janete comenta que “as bolsas e nécessaires da Coleção Pérola do Vale são feitas para levar lembranças, carregar memórias e guardar as sensações dos momentos e das experiências vividas em Timbó. As peças podem ser compradas na Casa do Artesão e futuramente estarão disponíveis na Loja Artes no Jardim, no Jardim Botânico. Se preferir direto no WhatsApp (47) 99104-9797”.