As carreiras em alta entre os jovens no mercado do futuro

As carreiras em alta entre os jovens no mercado do futuro

Junho 4, 2025 0 Por Redação

 

 

Áreas como tecnologia ganham destaque na escolha dos jovens na hora de decidir para onde direcionar os estudos

 

 

As transformações do mercado de trabalho têm refletido diretamente nas decisões dos jovens brasileiros quanto ao futuro profissional e, consequentemente, à forma como se preparam para ele. A Fundação Instituto de Administração (FIA) revela que carreiras relacionadas à tecnologia, como engenharia de software, inteligência artificial, segurança cibernética, entre outras, estão em expansão, tanto em termos de interesse estudantil quanto de demanda do mercado.

Tecnologia: pilar das profissões emergentes

A tecnologia está no centro das profissões emergentes, ou seja, aquelas que surgiram ou cresceram rapidamente impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças sociais ou econômicas. A segurança cibernética, por exemplo, se tornou uma prioridade para empresas e governos, ampliando a procura por especialistas capazes de proteger sistemas e dados sensíveis. A escassez de profissionais qualificados nesse setor é uma oportunidade para quem deseja ingressar em uma carreira de alta demanda.

Segundo pesquisa feita pela Resume.io, funções como engenheiro de software e cientista de dados estão entre as profissões mais buscadas em 2024. Especialistas em inteligência artificial e analistas de dados também são outras entre as profissões mais promissoras para os próximos anos desse setor.

Sustentabilidade: carreiras com propósito

A crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas sustentáveis têm influenciado as escolhas profissionais dos jovens. O termo ESG, que abrange questões ambientais, sociais e de governança corporativa, tornou-se central nas discussões entre investidores e executivos. Segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 95% das empresas brasileiras já consideram o ESG uma prioridade, sendo interessante para jovens em busca de oportunidades no mercado.

Carreiras voltadas para a sustentabilidade, como gestor de sustentabilidade e especialista em energias renováveis, estão ganhando destaque. Essas funções são importantes para empresas que buscam alinhar seus processos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.

Saúde mental: valorização no mercado

Outro setor com destaque são as profissões relacionadas à saúde mental, que tem se tornado uma prioridade, tanto na sociedade quanto no ambiente corporativo. Carreiras como psicólogo especializado em bem-estar digital e terapeuta de saúde mental estão em alta, e aparecem entre as mais buscadas globalmente, de acordo com a Resume.io. A crescente conscientização sobre a importância do equilíbrio emocional tem impulsionado a demanda por esses profissionais.

A integração de tecnologias digitais na área da saúde, como telemedicina e aplicativos de acompanhamento psicológico, também amplia as possibilidades de atuação. Os profissionais da área precisam desenvolver não apenas competências técnicas, mas também sensibilidade e empatia para atender às necessidades dos pacientes.

Porta de entrada para o futuro

Diante dessas tendências, a preparação dos estudos para ingressar em uma faculdade, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, ganha ainda mais relevância. Alunos interessados em engenharia devem intensificar o reforço em matemática e física. Já aqueles voltados à saúde ou psicologia priorizam ciências humanas e biologia.

Por meio do Enem 2025, os estudantes têm acesso a vagas em universidades públicas, via Sisu, bolsas pelo ProUni e financiamentos pelo Fies, além de instituições privadas que utilizam a nota do exame como critério de seleção. Para diversos jovens, o Enem representa uma chance de ingressar em cursos disputados e alinhados às exigências do futuro do trabalho.

Laura Paulino