Associação Renascer Fibro de Indaial e Região – AREFI é instituída nesta última sexta-feira em Indaial

Associação Renascer Fibro de Indaial e Região – AREFI é instituída nesta última sexta-feira em Indaial

Setembro 28, 2023 Não Por Redação

 

 

Na noite desta última sexta-feira, dia 22 de setembro, diante da presença de mais de 15 pessoas, foi criada a Associação Renascer Fibro de Indaial e região. Tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos fibromiálgicos, promovendo a pesquisa científica e apoio às famílias. O evento ocorreu na casa da Clair Nascimento no bairro Tapajós.

“Estamos muito felizes com mais essa conquista para nós fibromiálgicos. É sem dúvida um passo muito importante para conquistarmos nossos direitos e acima de tudo buscar suprir as nossas necessidades e a compreensão das pessoas. Só quem tem a síndrome reumatológica ou quem convive sabe como é desafiante passar dores de algo que não tem cura. Juntos vamos à luta para amenizar o sofrimento de quem tem fibromialgia” disse a Presidente Clair Nascimento.

A AREFI possui como Presidente Clair Maria Santos Nascimento, vice-presidente Marciano de Amorin Junior. No conselho fiscal: Haroldo Garcia Barbosa, Anacléia Fernanda Moretto, Edna Adriana Selpa Vacelikiv, suplente do conselho fiscal Adriana Zatti, Claudio Rogério Simão e Hilário Nascimento. Como tesoureira Edineia Hoffmann Sievert, primeira secretária Cleuse Aparecida Farias Krueger, segunda secretária Janaina do Amaral Batalha.

Para acompanhar as atividades e as novidades da Associação siga o perfil no instagram @arefivale.

Fibromialgia

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome reumatológica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia desperta sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. É de difícil diagnóstico e não tem cura.

Fotos: Assessoria AREFIVALE
Karina Beatrice Frainer