Biblioteca Municipal homenageia Dia da Literatura Brasileira com divulgação das obras de José de Alencar

Biblioteca Municipal homenageia Dia da Literatura Brasileira com divulgação das obras de José de Alencar

3 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

O Dia da Literatura Brasileira foi comemorado no último sábado, 1º de maio. A data homenageia o escritor José de Alencar, nascido em 1º de maio de 1829. Alencar foi bastante destacado em sua época pelo patriotismo na escrita – seus romances tinham uma linguagem nacionalista.

Para homenagear o escritor, a Biblioteca Pública Municipal Cruz Sousa convida os leitores indaialenses a consultarem o acervo do espaço, onde estão disponíveis três títulos mais conhecidos do autor para empréstimo gratuito: “Lucíola”, “O Gaúcho” e “A viuvinha”.

O atendimento na Biblioteca é de segunda a sexta, das 8h às 18h para troca de livros. Seguindo as recomendações do Estado, o acervo está fechado para contato direto dos usuários, mas os atendentes pesquisam se o livro de interesse está disponível e procedem com o empréstimo. Para consultar o acervo sem sair de casa, o leitor pode contatar a Biblioteca pelo WhatsApp: (47) 99709-0427 ou ainda pelos telefones 3333-2000/1964 e e-mail [email protected].

Obras de José de Alencar

Título: Lucíola

Nesta obra, narrada em forma de carta, a figura romântica de José de Alencar deixa de ser o índio, a natureza, e foca-se no universo das cortesãs e dos homens abastados da Corte. Paulo é um dos homens que aspira a essa ascensão social. Logo após sua chegada à capital, ele é apresentado por um amigo à Lúcia, a cortesã. Cobiçada por todos apenas por sua beleza, Lúcia é atraída pelo novo rapaz, que consegue enxergá-la além das aparências e dos preconceitos da sociedade carioca. Essa relação aproximará Lúcia cada vez mais de sua misteriosa origem e trará à tona grandes segredos de seu passado.

Título: O Gaúcho

O gaúcho (1870), cuja ação se inicia em 1832, é um romance regionalista. Gaúcho é um vocábulo que designa o habitante da campanha do Rio Grande do Sul, o sertanejo do sul, cujos costumes têm muitas afinidades com o vaqueiro do norte. Gaúcho é o habitante livre, altivo e independente dos pampas, que ele percorre como senhor, levando a pátria nas patas do seu Corcel.

Título: A viuvinha

Jorge e Carolina. Nunca se viu um casal tão apaixonado. Todas as noites, o namoro puro, cheio de encanto e doçura. E afinal o casamento, que deveria durar para sempre. Mas Jorge, sem saber, precisava acertar velhas contas, e a morte seria o seu preço. A única esperança é que tudo fosse apenas um conto de fadas, no qual o amor é tão grande que a morte fica pequena.

Cadastro na Biblioteca

O usuário deve fazer um pré-cadastro no site da FIC: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOrm4bh7A8YkAj1AU2kDbNbWKR2AJstkeBVYTNmpEXLSOqGw/viewform?pli=1

Para efetivá-lo posteriormente precisará apresentar os seguintes documentos fisicamente na Biblioteca Pública (rua Dr. Blumenau, 5, Centro): RG; CPF e comprovante de residência atualizado.

O usuário, no ato do cadastro, com idade inferior a 12 anos, deverá estar acompanhado pelo responsável legal, o qual fará o cadastro como usuário responsável.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial