
Black Friday em Curitiba: entenda as expectativas do comércio para a data
Outubro 10, 2025
Comércio varejista e e-commerce local esperam muitas vendas, principalmente de eletrônicos e eletrodomésticos, como ar-condicionado, na Black Friday
Com a proximidade do verão, nada como procurar ofertas de ar-condicionado na Black Friday. A data já se consolidou como uma das mais importantes para o comércio varejista e também para os consumidores. Uma pesquisa encomendada pelo Google aponta que cerca de 90% dos consumidores brasileiros a consideram a principal data promocional hoje no país.
Os números da maior Black Friday da história
Cerca de metade desses consumidores faz listas de compras e junta dinheiro para gastar na data. Ao todo, estima-se que, durante a semana da Black Friday, serão movimentados R$ 13 bilhões, segundo estudo da consultoria Gauge. Isso representa um aumento de 16,5% nas vendas, quando comparado com o ano anterior.
Um dos motivos é que hoje a data se expandiu para todo o mês de novembro, deixando de se concentrar somente na sexta-feira, a “friday”. Contudo, o dia oficial marcado é 28 de novembro, a última sexta-feira do mês, e os curitibanos veem com bons olhos a aproximação da data.
Expectativas do comércio em Curitiba
Moradores da capital do estado do Paraná buscam principalmente eletrônicos e eletrodomésticos para adquirir na data, segundo a Fecomércio/PR. O tíquete médio de compras na cidade é o maior do estado, por volta de R$ 1.090. Cerca de 24% dos curitibanos têm o hábito de comprar mais durante a data.
Para Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio/PR, “[trata-se de] uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros”. Entre esses itens, pode-se destacar ventiladores e ares-condicionados, grandes aliados para o verão que se aproxima.
No ano anterior, os shoppings da cidade como Palladium, Estação, Mueller e Pátio Batel promoveram ações para engajar ainda mais os consumidores. Campanhas de marketing com influencers, horário de funcionamento estendido, preços até 70% mais baixos e sorteios de prêmios e de vale-compras deram o tom da Black Friday na cidade.
Como os lojistas devem se preparar para a data
Contudo, os clientes estão mais criteriosos que nunca. Cerca de 85% fazem avaliação dos preços antes de fechar negócio. Para tanto, é fundamental que o lojista se prepare bem para a data, fazendo bons negócios com fornecedores, organizando seus estoques, bem como preparando a loja e capacitando os funcionários.
Afinal, todas as etapas, do pré ao pós-venda, são importantes para cativar o público e torná-lo fiel e satisfeito. Ainda mais com a expectativa de ser uma das maiores Black Fridays dos últimos tempos.
Por fim, seja comprando uma peça de roupa ou um ar-condicionado na Black Friday para enfrentar o verão que se aproxima, em uma loja física ou na internet, é importante conferir as ofertas, compará-las, estudar as melhores formas de pagamento e procurar sempre comprar de lojas seguras para obter uma ótima experiência de compra.
Laura Paulino




















