Blumenau – ACAPRENA solicita Reabertura do Parque das Nascentes

Blumenau – ACAPRENA solicita Reabertura do Parque das Nascentes

Dezembro 10, 2025 0 Por Redação

 

 

A ACAPRENA protocolou em 09/12/2025, ofício ao Secretário da SEMMAS, Robson Tomasoni e ao Prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, solicitando a reabertura imediata do Parque Municipal  Nascentes do Garcia, mais conhecido como Parque das Nascentes, que está fechado desde que a SEMMAS/Prefeitura de Blumenau assumiu sua gestão em 18/08/2025.

Nos últimos oito anos, a gestão do Parque das Nascentes foi feita pelo IPAN – Instituto Parque das Nascentes – através de Termo de Cooperação entre SEMMAS/FURB e IPAN, com convênio de repasses de 170 mil reais por ano do SAMAE, haja vista o parque preservar as águas do Rio Garcia, captadas pela ETA 3. O convênio e o termo de cooperação foram rescindidos por descumprimento de algumas cláusulas pelo IPAN.

Então, desde o mês de março de 2025, o Parque das Nascentes, foi gerido e mantido por um grupo de voluntários liderado por dirigente da ACAPRENA, sem nenhum custo para a prefeitura e nenhum repasse de verbas do SAMAE.

Os valores oriundos dos ingressos e algumas doações, eram usados pra manter as trilhas roçadas e desobstruídas, o pagamento da energia elétrica, o conserto de equipamentos e alimentação da equipe.

O trabalho de atendimento aos alunos das escolas e recepção aos visitantes, sinalização e a segurança das trilhas, era feito de forma honorífica, exceto por um estagiário, cedido por programa de estágio da FURB.

Desta forma, manteve-se o Parque com os portões abertos aos visitantes, que ali chegavam todos os sábados, domingos e feriados, sem descontinuidade na visitação regrada nos últimos oito anos.

Mas o atendimento e a abertura do parque foram encerrados no dia 17/08/2025 e a equipe desmobilizada, em cumprimento à exigência legal da SEMMAS, que recebeu desta equipe, um parque com a manutenção em dia, trilhas roçadas, energia elétrica e água encanada nas instalações para hospedagem, além de equipamentos e materiais necessários a manutenção.

Após a entrega da gestão e das chaves do parque ao secretário Robson Tomasoni, em 18/08/2025, os cadeados foram trocados e o parque permanece, desde então, fechado à visitação espontânea.

As principais atrações do parque são a Trilha da Chuva, com seis travessias do rio Garcia Pequeno totalmente dentro da floresta; a Trilha ao Morro do Sapo, com o ponto culminante num mirante com vista espetacular da Exuberante Floresta Ombrófila Densa e das nascentes do Rio Garcia, com destaque ao meandro do rio Garcia, chamado Dedo do Garcia;  a Trilha das Lagoas; a Prainha;  o camping; o quiosque e muitos pontos com cursos de água cristalina Classe Um, como o Poço da Lontra; a potencial reabertura do Poço da Garganta; o Encontro das Águas entre o rio Garcia Pequeno e rio Garcia e outros atrativos como centenas de espécies de aves canoras como a araponga e o sábia preto, borboletas, anfíbios e outros animais da fauna silvestre.

Estes atributos atraem muitos visitantes, inclusive estrangeiros, que ficam maravilhados com a floresta e as muitas nascentes do rio Garcia preservadas, além de pesquisadores e, infelizmente, também caçadores e predadores de palmito.

A ACAPRENA manifesta-se sobre a necessidade de abertura tempestiva do Parque das Nascentes por entender que o parque é um bem ambiental pertencente a todos e as pessoas devem ter acesso garantido (regrado), haja vista o local ser de grande apelo à visitação, em especial no período do verão, onde a procura por lugares com água fresca e sem qualquer poluição de origem humana aumenta.

Em contrapartida e como forma de colaborar no processo de reabertura do parque, a ACAPRENA, dado o conhecimento e a experiência no trato com a gestão e a logística da recepção e visitação ao parque, prontificou-se  para capacitar e treinar as equipes de atendimento e recepção que vierem a ser organizadas pela SEMMAS.

Fonte: ACAPRENA / SEMMAS