banner
Blumenau

BLUMOB – Transporte coletivo de Blumenau tem 100% de aprovação em programa ambiental

Pelo segundo ano consecutivo, a BluMob ficou acima da média de aprovação nacional dentro do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.

BLUMOB - Transporte coletivo de Blumenau tem 100% de aprovação em programa ambiental 1

Crédito: Divulgação

Melhorar a qualidade do ar, preservar a vida e o meio ambiente, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, é o objetivo do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), uma iniciativa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST (Serviço Social do Transporte) e SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Neste ano, o programa vistoriou 208 veículos do transporte coletivo de Blumenau, correspondentes a quase 90% da frota de veículos da cidade. E, pelo segundo ano consecutivo, a BluMob, recebeu 100% de aprovação do programa, permanecendo acima da média nacional quando comparada aos 2,5 milhões de avaliações veiculares realizadas de 2007 até fevereiro deste ano, que alcançaram a aprovação média de 84,94%.

O programa

Por meio de uma unidade móvel equipada com diversos instrumentos, em especial o opacímetro, que faz a medição dos gases emitidos, os técnicos realizaram as avaliações com base na Resolução CONAMA nº 418/2009 e na Instrução Normativa IBAMA nº 6/2010. A ação promove a regularização ambiental da frota e a diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos

Frota mais sustentável

Os veículos do transporte coletivo público de Blumenau utilizam Diesel S10 (10 mg de enxofre por kg de óleo diesel), que atende às mais recentes tecnologias de desenvolvimento de motores e controle de emissão de poluentes, de acordo com o estabelecido pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotivos – fase P-7 (Proconve fase P-7). Desta forma, é possível auxiliar na preservação do meio ambiente e na qualidade do ar da cidade.

 


Bruna Gabriela Ziekuhr
Presse Comunicação

Topo