Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 06/05/2021

Boletim de Notícias da Prefeitura de Indaial – 06/05/2021

6 de maio de 2021 Off Por Redação

 

 

Indaial inicia fase das comorbidades com vacinação em pessoas com Síndrome de Down na segunda (10)

Na segunda, 10 de maio, a Secretaria de Saúde de Indaial inicia a fase 3 da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, destinada a usuários com comorbidades. Nessa data serão imunizadas com a vacina AstraZeneca as pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos).

Não é necessário agendamento, basta ir até a Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, das 8h às 16h30. O usuário deverá apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação, além da cópia do exame ou atestado com CID do profissional.

A imunização nas pessoas com comorbidades, dentro dos grupos elencados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, acontecerá de forma escalonada em Indaial.

“Vamos avisar pelas redes oficiais da Prefeitura as datas para os demais grupos com comorbidades. Além das pessoas com Síndrome de Down, se por ventura algum usuário com 60 anos ou mais ou trabalhador da saúde, atuante da rede pública ou privada, não tiver sido imunizado ainda poderá procurar a Central. Também vamos continuar aplicando no Parque a segunda dose da vacina”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

Usuários acima de 60 anos precisam apresentar Cartão do SUS, documento com foto e carteirinha de vacinação. No caso dos profissionais da saúde ainda é exigida a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício.

Quem já recebeu a primeira dose deve ficar atento ao intervalo de dias para receber a segunda (Coronavac: 2 a 4 semanas e AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas). Na carteirinha de vacinação consta a data que o usuário já pode receber a outra dose.

Neste sábado, 8 de maio, não haverá Drive-Thru da vacinação.


Vigilância Sanitária orienta casas noturnas, salões de bailes e afins de Indaial sobre utilização do espaço

O novo Decreto Estadual nº 1.267/2021 trouxe algumas alterações relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos e à realização de eventos sociais. Diante disso, a Vigilância Sanitária orienta casas noturnas, salões de bailes, boates, casas de shows, pubs e afins a ficarem atentos às medidas, pois elas variam conforme a Matriz de Risco Potencial que cada região se encontra. No caso de Indaial, pertencente ao Médio Vale do Itajaí, a cidade está no nível gravíssimo (cor vermelha).

Nesse nível está permitido até 17 de maio a realização de eventos sociais, como casamentos e aniversários, restritos a convidados sem cobrança de ingresso, até as 23h, desde que cumpridos os regramentos da Portaria SES nº 455/2021: sc.gov.br/images/Secom_Noticias/Documentos/Portaria_455.pdf

Casas noturnas, boates, casas de shows, pubs e afins podem abrir, utilizando apenas o espaço do salão para realização de eventos sociais, com limite de ocupação de até 100 pessoas e funcionamento das 6h às 23h. As regras também devem ser seguidas conforme a Portaria SES nº 455/2021.

“Muitos proprietários ainda têm dúvida quanto às regras. Recebemos solicitações de estabelecimentos para a reabertura de suas atividades normais, como salões de bailes e casas noturnas, contudo por estarmos no nível gravíssimo elas continuam proibidas. Esses espaços estão liberados para realizar eventos sociais somente, sem ser permitida dança”, esclarece o coordenador da Vigilância, Rogério Brassiani.

De acordo com Rogério, o objetivo é alertar os proprietários de uma futura penalização. “Geralmente esses estabelecimentos realizam suas atividades no fim de semana, quando há maior incidência de público. É preciso esclarecer as regras de funcionamento para que eles possam atuar dentro da legalidade”, enfatiza.


Indaial dá continuidade aos investimentos na sinalização turística

A Prefeitura, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, iniciou a terceira fase de instalação das placas de sinalização turística. Nessa etapa serão contemplados 25 semipórticos – estruturas de sustentação para fixação de placas aéreas e com melhor visibilidade das informações, contendo orientações de diversos pontos de interesse turístico e localidades, além de serviços de apoio ao turismo.
As placas são instaladas pelo Departamento de Trânsito e Transporte (Demuttin). As instalações ocorrerão principalmente no Centro e também em outros bairros como Tapajós, Estados, Nações, Estrada das Areias, Encano e Warnow. Os primeiros semipórticos já podem ser observados na região do Parque Municipal Jorge Hardt.

No total o projeto de sinalização turística de Indaial somará 79 placas, divididas em: 25 semipórticos, 21 placas indicativas de atrativos, sete placas de indicação única, uma placa de boas-vindas (trevo principal) e 25 placas interpretativas em frente aos atrativos culturais.

“O objetivo principal da sinalização turística é facilitar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas. Queremos que turistas, visitantes e moradores conheçam nossa cidade, sua história e seus costumes”, explica o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Jessé Cléber de Souza.


Prefeitura de Indaial disponibiliza emissão on-line das guias para pagamento do IPTU 2021

Já estão disponíveis no site da Prefeitura de Indaial as guias para pagamento do IPTU 2021, assim como das taxas de coleta de lixo e de urbanização e conservação de logradouros públicos. Para fazer a emissão basta ter o CPF/CNPJ do proprietário, inscrição ou cadastro imobiliário do imóvel e acessar o Autoatendimento, no portal www.indaial.sc.gov.br

Neste ano a Prefeitura prorrogou novamente o pagamento do IPTU e das taxas que teriam início no mês de maio para junho e ampliou de seis para sete o número de parcelas para quem optar pela quitação fracionada. Diante dos reflexos econômicos trazidos pela pandemia da Covid-19, a medida visa auxiliar os contribuintes com mais prazo para o pagamento.

Quem quitar o imposto em cota única até o dia 21 de junho terá 10% de desconto sobre o valor. O imposto também poderá ser pago em segunda cota única até 20 de julho com desconto de 5%.

No pagamento parcelado em sete vezes, os vencimentos terão as seguintes datas:

– 1ª Parcela: 21 de junho;

– 2ª Parcela: 20 de julho;

– 3ª Parcela: 20 de agosto;

– 4ª Parcela: 20 de setembro;

– 5ª Parcela: 20 de outubro;

– 6ª Parcela: 20 de novembro;

– 7ª Parcela: 20 de dezembro.

Permanece no IPTU 2021 o Programa Bom Pagador, no qual é concedido desconto de 5% sobre o Imposto Predial e Territorial para os contribuintes que não possuam parcelas vencidas e não pagas até o exercício anterior ao do lançamento.

Caso o proprietário seja um Bom Pagador o pagamento do imposto ficará da seguinte forma:

– 1ª Cota única com 10% + 5% de desconto = 15% de desconto;

– 2ª Cota única com 5% + 5% de desconto = 10% de desconto;

– Não há desconto de Bom Pagador na opção parcelada.

O pagamento das taxas obedecerá o prazo igual de vencimento do referido imposto, contudo não haverá desconto em nenhuma modalidade de quitação.

A entrega dos carnês impressos nos imóveis inicia neste mês de maio.

Isenção

Os proprietários de imóveis em Indaial que têm interesse em solicitar a isenção do IPTU devem fazê-la até 20 de junho, na Central de Atendimento da Prefeitura, localizada na Praça do Cidadão (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 675, Tapajós, ao lado da Dokassa), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

São isentos do IPTU os contribuintes que se enquadram nos dispositivos do art. 225, da Lei Complementar nº 79/2007. Para solicitar a isenção o proprietário do imóvel deve apresentar Certidão Narrativa do Imóvel (emitida pelo Registro de Imóveis); comprovante de residência (talão de água ou energia recente); declaração do valor do benefício (Aposentadoria ou Pensão), do requerente e do seu cônjuge se ele também estiver recebendo o benefício, emitida pelo INSS; cópia da folha de pagamento se alguém da família estiver trabalhando e residir no imóvel (ex: filho, neto, sobrinho ou outros); carnê de IPTU.

As pessoas que tiveram sua isenção reconhecida em 2020 não precisam mais retornar à Prefeitura para fazer o pedido deste ano.


FIC recebe exposição coletiva “Grav… Arte!” a partir desta sexta (7)

Nesta sexta, 7 de maio, a Fundação Indaialense de Cultura abre a exposição “Grav… Arte!”. A mostra coletiva conta com trabalhos dos artistas Juliana Pereira, Maria Adelina Costa, Marco Antonio Struve, Marcelo da Silva (Lelo) e Rita Rosangela Pieritz. O objetivo principal do grupo é mostrar a gravura como forma de expressão cultural e artística, explorando as possibilidades estéticas e poéticas dessa técnica de produção de múltiplos.

A gravura é um termo que designa uma forma de expressão visual produzida, em geral, a partir da intervenção do artista em superfícies resistentes, como madeira, pedra ou metal, utilizando-se de incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais, como forma de construção da imagem. Por ser produzida, em sua maioria, utilizando-se de uma matriz gravada, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem em exemplares iguais, numerados e assinados, mas que conservam em si seu valor artístico e seu status de obra única e original.

Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica. Neste recorte expositivo são apresentadas a xilogravura (gravura produzida com a utilização de uma matriz de madeira), a litografia (gravuras produzidas a partir de uma matriz feita sobre pedra calcária), a serigrafia (técnica de impressão da gravura que reproduz desenhos de cores planas através de uma armação de madeira e tela feita de tecido de seda, náilon ou rede metálica, sobre uma base que pode ser de papel, tecido, metal ou outros), a gravura em metal (em especial as técnicas de ponta seca ou talho doce – quando o desenho é produzido diretamente no metal, utilizando-se de um estilete de aço temperado, semelhante a um lápis), água-forte (quando o desenho é produzido pela remoção de vernizes especiais aplicados à superfície e o tratamento do metal com produtos corrosivos para a obtenção da matriz) e a linoleogravura (gravura em que a matriz é de material sintético).

A comunidade poderá apreciar a exposição gratuitamente até 28 de maio, na rua Dr. Blumenau, 5, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial