banner
Prefeitura Municipal de Rodeio

Boletim de Notícias – Prefeitura de Rodeio 09.07.2018

RODEIO AUMENTA SIGNIFICATIVAMENTE SEUS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL FIRJAN 2018

A cidade de Rodeio aumentou significativamente seus números no consolidado do índice FIRJAN de desenvolvimento municipal, estudo que abrange as áreas de saúde, educação, emprego e renda. Rodeio é o 4º colocado na região do Médio Vale do Itajaí e 34º do estado, superando todas as pesquisas anteriores.

Em uma breve comparação com o ano anterior, no ranking estadual, Rodeio avançou 63 posições e hoje está na 34ª colocação. Já em nível nacional, essa escalada foi de 430 posições, conquistando a 337ª colocação, entre os mais de cinco mil municípios do país.

Rodeio também é apontado como o melhor índice no quesito saúde do Vale do Itajaí, nossa cidade ocupa a 20ª colocação no estado com 0.9326 pontos. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento.
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é um estudo que é divulgado anualmente sobre a realidade dos municípios nas áreas de saúde, educação e emprego e renda. O levantamento é feito através de informações oficiais, coletadas junto aos Governos.

Com estes índices, Rodeio é considerado um município com ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, feito este que apenas 7,8% dos municípios brasileiros conseguiram.

De acordo com o levantamento, dentre os 5.471 municípios avaliados em 2016 pela entidade, apenas 431 tiveram alto índice de desenvolvimento – 223 a menos que em 2013, ano que precedeu o ingresso do país na recessão econômica. Em contrapartida, apenas 11 cidades foram classificadas com baixo desenvolvimento.

Fonte: www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/

SALA DO EMPREENDEDOR PROMOVEU OFICINA “SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO”

Na última quinta-feira 05/07, foi realizada a oficina “SEI Controlar meu Dinheiro”, para micro e pequenos empreendedores do município. A sigla SEI significa Sebrae Empreendedor Individual.

A oficina foi realizada nas dependência da Escola Santo Antônio onde foram explanadas técnicas de aprimoramento da gestão financeira de suas contas com o intuito de fortalecer negócios. Foram repassadas dicas de competências relacionadas ao gerenciamento financeiro do negócio focando na utilização correta do dinheiro na busca da qualidade e na perspectiva do crescimento, noções de finanças e como controlar o dinheiro da empresa e o fluxo de caixa.

Conforme o Sebrae, o objetivo se estende em fornecer orientações para elaboração de controle diário de entradas e saídas da empresa e conscientizar sobre as diferenças entre o dinheiro do microempreendedor e as receitas da empresa. Técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio, visão do uso correto do dinheiro, fluxo de caixa adequado e controle das contas a pagar e a receber, e estratégias de otimização dos resultados e fortalecimento dos pequenos negócios estão ente os temas.

O curso foi ministrado pelo Técnico do SEBRAE Lorival Pasquali e organizado pela Sala do Empreendedor da Prefeitura de Rodeio quem tem como responsável a Sra. Rosangela Dalpra

A Sala do Empreendedor de Rodeio atende de Segunda a Sexta das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Mais informações pelo telefone 3384-0161, ramal 234

PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE RODEIO E HORTO IRMÃ EVA CONTINUA GERANDO FRUTOS

Mais uma parceria entre a Prefeitura de Rodeio e as Irmãs Catequistas Franciscanas que mantem o Horto da Irmã Eva irá identificar todas as plantas e ervas que ainda eram desconhecidas.

A Prefeitura de Rodeio, através da Diretoria de Agricultura, disponibilizou o Profissional do SENAR Sr. Volmir Oliveira, que nos dias 26 de 27 de Junho realizou um trabalho de identificação e cadastro de todas as plantas e arvores desconhecidas do horto, assim, está ainda mais completo o acervo de ervas e plantas medicinais da Irmã Eva que faz sucesso em todo o Brasil.

Anteriormente a Prefeitura foi parceira na restauração do horto, e sempre disponibiliza os profissionais da agricultura quando se faz necessário.

O Horto

O Horto Irmã Eva e Unidade de Educação Ambiental “Irmã Beatriz Catarina Maestri” Localizado anexo ao prédio da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, no centro da cidade, “O Memorial de Irmã Eva Michalak”, mais conhecido por Horto de Irmã Eva, é um espaço destinado à visitação e estudos em vista de inúmeros benefícios provenientes da flora, ervas medicinais, beleza natural e, consequentemente a paz encontrada na área”.

A inauguração da Revitalização do Horto Irmã Eva Michalak e da Unidade de Educação Ambiental Irmã Beatriz Catarina Maestri deu-se por ocasião das Comemorações do Centenário da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas em 2015 e tem como objetivo fortalecer a perspectiva sócio-ecológica-ambiental, que é uma das diretrizes da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas da cidade de Rodeio e possui uma intuição atenta aos inúmeros desafios da sociedade, especialmente no que se refere à educação e formação das futuras gerações. O Horto é um espaço propício para a pesquisa e formação, sendo aberto ao público e estudantes, como uma Unidade de Educação Ambiental.

Horário de funcionamento do Horto: 3ª, 4ª, 5ª Feira – 9h às 11h e das 14h às 16h. 4º sábado de cada mês – 9h às 11h. 4º domingo de cada mês – 9h às 11h. Visitas mediante agendamento monitorado.
Telefone: (47) 3384-0125
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 1483 – Centro

Na fotos: Irmãs Marilde Zonta e Lidovina Bonvechio juntamente com o especialista Volmir Oliveira, e um pouco do Horto

Gabriel Fruet

COMPARTILHE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 3 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo