Boletim Notícias da Prefeitura de Indaial – 28/01/2021

Boletim Notícias da Prefeitura de Indaial – 28/01/2021

28 de janeiro de 2021 Off Por Redação

 

 

Indaial recebe novas doses de vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Saúde, recebeu na quarta-feira, 27 de janeiro, a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19. Desta vez são 280 doses da vacina AstraZeneca. Elas serão aplicadas pela Vigilância Epidemiológica em mais trabalhadores de saúde do município, grupo prioritário da vacinação, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.

No dia 19 de janeiro chegou em Indaial a primeira remessa de vacinas: cerca de 400 doses da CoronaVac para imunizar profissionais de saúde e idosos de casas de repouso.

Com relação à segunda aplicação da vacina nas pessoas já imunizadas, a Secretaria de Saúde vai aguardar o envio de mais doses para poder realizar a vacinação. “Cada cidadão deve tomar duas doses da vacina, da mesma composição. Por isso, quem foi imunizado com a vacina da Coronavac na primeira vez irá receber na segunda também, assim como vai acontecer com a vacina da AstraZeneca”, explica o secretário, Paulo Moschetta.

Indaial recebe novos investimentos na sinalização turística

O setor turístico de Indaial foi contemplado recentemente com novos investimentos. A Prefeitura, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, finalizou a segunda etapa de instalação das placas de sinalização turística. Nessa fase foram colocadas cinco placas únicas de orientação e 12 placas de orientação de atrativos, abrangendo as regiões do Centro, Carijós, Nações, Estrada das Areias, Warnow e Polaquia.

Também estavam contempladas no pacote 16 placas interpretativas, instaladas em frente aos patrimônios de relevância cultural. Elas contemplam um breve histórico do local, a marca turística “Indaial na Rota da Natureza” e um Qrcode, direcionando o visitante para o site de Turismo com mais informações. As placas interpretativas foram elaboradas com apoio da Fundação Indaialense de Cultura, por meio do Arquivo Histórico e do Setor de Patrimônio Histórico, e da AMARHIN (Associação dos Amigos do Arquivo Histórico).

“O objetivo principal da sinalização turística é facilitar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas. Queremos que turistas, visitantes e moradores conheçam nossa cidade, sua história e seus costumes”, explica o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Jessé Cléber de Souza.

Ainda de acordo com Jessé, a terceira e última etapa de instalação das placas está prevista para o primeiro semestre de 2021 e contemplará 25 semipórticos. Na primeira fase, em setembro de 2019, foram instaladas placas indicativas de atrativos e localidades e placas interpretativas no Vale do Ribeirão Encano.

No total o projeto de sinalização turística de Indaial somará 73 placas, divididas em: 25 placas semipórticos, 23 placas indicativas de atrativos, oito placas de indicação única, uma placa de boas-vindas (trevo principal) e 16 placas interpretativas em frente aos atrativos culturais.

A instalação das placas é realizada pelo Departamento de Trânsito e Transporte (Demuttin), sob coordenação do setor de Turismo e Eventos.

Sala do Empreendedor de Indaial é a primeira colocada em ranking do Sebrae

 

A Sala do Empreendedor de Indaial novamente é destaque no Estado. Conquistou o primeiro lugar em ranking elaborado pelo Sebrae/SC com dez municípios engajados no Programa Cidade Empreendedora.

A pesquisa realizada através de cliente oculto online aconteceu em 2020, entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro. A análise considerou os canais de acesso; atendimento; clareza nas informações repassadas e conhecimento técnico dos atendentes das Salas, resultando numa escala em nota de 0-10. Indaial ficou com a nota 8,08, enquanto que a média geral dos municípios pesquisados foi de 6,40.

“Obter este reconhecimento é sinal de que estamos no caminho certo, trazendo para os nossos empreendedores uma estrutura realmente alinhada com as necessidades deles, apoiando o crescimento e desenvolvimento econômico local”, avalia o prefeito de Indaial, André Moser.

Vários serviços são ofertados na Sala do Empreendedor: processo de formalização do MEI, alteração de cadastro econômico mobiliário e de baixa; atendimento aos profissionais liberais; cadastro mobiliário (ME/EPP/MEI/Outros); recebimento e processamento dos processos digitais; emissão de guias (DASMEI, DAM), CND, notas fiscais de serviço avulsa, alvará de licença MEI/Profissional Liberal, certificado MEI e extratos de dívidas tributárias municipal; liberação para emissão de nota fiscal de serviço eletrônica; pedido de Inscrição Estadual (quando necessário); declaração anual de faturamento do MEI; cadastro no site gov.br Brasil Cidadão; pedidos de viabilidade; parcelamento de débitos do MEI (Simples Nacional) e atendimento dos encaminhamentos dos escritórios de contabilidade.

Sala do Empreendedor em números

Desde 2017 os atendimentos da Sala de Indaial vem crescendo: de 1.707 em 2017 passaram para 7.532 em 2020, somando aproximadamente 22.500 em quatro anos. Quanto às capacitações ofertadas pela Sala em parceria com o Sebrae/SC foram atendidos 714 MEIs nesse período.

Com a desburocratização de processos, ao simplificar e unificar abertura, alteração e baixa das empresas e desonerar empresas através do “Escritório Virtual”, a Sala obteve números positivos: de 2018 até novembro de 2020, 3.614 empresas foram desoneradas; de janeiro a dezembro de 2020 registraram-se 2.575 viabilidades.

As medidas implantadas pela Prefeitura também agilizaram processos. Num comparativo de 2019 com 2020 foram reduzidos os tempos de: abertura de empresas – 4 dias e 17 horas para 2 dias e 7 horas; viabilidade – 3 dias e 4 horas para 2 dias; registro – 1 dia e 13 horas para 7 horas.

Atualmente existem 9.240 cadastros ativos no município: 4.706 MEIs, 4.107 MEs/EPPs/Demais e 427 Pessoas Físicas/Liberais. Somente em 2020 foram formalizados 1.393 cadastros.

Outra inovação no atendimento foi o lançamento da ferramenta “Sala do Empreendedor Digital”, disponível no link www.indaial.sc.gov.br/empreendedor/. Vários serviços podem ser requisitados sem que o cidadão ou empreendedor precisem se deslocar ao atendimento presencial, poupando-lhe tempo e dinheiro. O portal também traz informações relevantes e cursos online em parceria com Sebrae e outros colaboradores. Ainda pelo link os contadores, por exemplo, podem encaminhar pedidos através do processo digital, facilitando sua vida e de seus clientes. Os protocolos digitais também aumentaram, passando de 22 em 2017 para 2.337 em 2020.

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial