Câmara de Blumenau aprova ampliação da idade dos veículos para ingresso no serviço de táxi

Câmara de Blumenau aprova ampliação da idade dos veículos para ingresso no serviço de táxi

Abril 25, 2025 0 Por Redação

 

 

Na sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (24), a Câmara de Blumenau aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 2382/2025, de autoria do vereador Almir Vieira (Progressistas), que altera o artigo 31 da Lei Complementar nº 1.033/2015. A principal mudança prevista na nova legislação é a ampliação do limite de idade dos veículos autorizados a ingressar no serviço de táxi na cidade, que passa de cinco para oito anos.

A proposta foi construída a partir de reivindicações apresentadas por representantes da categoria, que apontaram a necessidade de flexibilização no prazo para a troca dos automóveis. Com a medida, veículos com até oito anos de uso — desde que em boas condições — poderão ser incorporados à frota de táxis do município, tanto para inclusão quanto para substituição.

Segundo o vereador Almir Vieira, a iniciativa representa um avanço significativo para os profissionais do setor. “É uma medida que faz a diferença na vida dos taxistas. Ajuda a reduzir custos e valoriza quem está nas ruas todos os dias, atendendo os cidadãos e turistas que visitam Blumenau”.

O presidente da Coopertaxi Blumenau, Aelson Nogueira Ruivo, destacou que, após anos de queda na demanda e dificuldades para renovar a frota, alguns taxistas ainda operam com veículos em ótimo estado, mesmo após oito anos de uso. A aprovação do projeto lei que amplia o tempo de circulação dos carros no serviço de táxi foi recebida com entusiasmo pela categoria.

“Essa mudança vai nos dar fôlego para continuar trabalhando e servindo à comunidade”, afirmou. Ele também ressaltou que, com a liberação do uso dos corredores de ônibus pelos táxis, houve um aumento de 35% na clientela, reforçando o impacto positivo das recentes conquistas do setor por intermédio da Câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Prefeitura de Blumenau