
Câmara de Blumenau aprova requerimento para esclarecimentos sobre lotação e gratificação de servidor público
Agosto 5, 2025
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou dois requerimentos, de autoria do presidente do Legislativo Ailton de Souza-Ito (PL). O de nº 1843/2025, solicita informações ao poder Executivo, a respeito da atuação de um servidor lotado na Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (SEURB) e a concessão de gratificação funcional.
O requerimento tem como base informações veiculadas na imprensa local e busca esclarecer:
• Quem solicitou e autorizou a lotação do servidor na SEURB e a concessão da gratificação de 100%;
• Quais as atribuições formalmente designadas ao servidor e como foi realizado o controle de frequência e produtividade durante o período em que esteve lotado no setor;
• Se houve a instauração de procedimento administrativo para apurar eventuais faltas ao trabalho. Em caso positivo, o número do processo e sua situação atual. Em caso negativo, justificativa para a ausência de providências;
• Se a gratificação foi mantida mesmo após o surgimento das denúncias e qual o fundamento utilizado para sua continuidade;
• E se há apuração em curso para possível responsabilização e ressarcimento ao erário, caso sejam confirmadas irregularidades.
O documento também questiona se a Prefeitura pretende revisar os critérios de nomeação, lotação e acompanhamento de cargos comissionados e funções gratificadas, como forma de aprimorar o controle sobre o exercício efetivo das funções públicas.
O parlamentar ainda apresentou o requerimento nº1835/2025, convoca o Secretário Municipal da SEURB, Daniel Hostin, para comparecer ao plenário da Câmara e esclarecer possíveis irregularidades no Edital nº 55/2025, referente ao Processo Licitatório nº 349/2025, que foi suspenso por decisão do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). O Executivo deverá responder dentro dos prazos legais, e o secretário da SEURB será convocado formalmente para prestar os esclarecimentos.
Descumprimento das atribuições do Conselho Municipal de Saneamento
O vereador professor Gilson de Souza (União Brasil), que esteve como convidado na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto desta manhã, incluiu na pauta da sessão o requerimento nº 1839/2025, solicitando ao Executivo informações sobre possíveis irregularidades no funcionamento do Conselho Municipal de Saneamento Básico, previsto na Lei nº 1.131/2017.
O pedido tem como base declarações do ex-diretor-presidente do SAMAE, André Espezim da Silva, durante reunião da CPI do Saneamento, realizada em 29 de julho. Na ocasião, ele afirmou que o Conselho teria apenas caráter consultivo e que só era acionado quando julgava necessário — o que contraria a legislação, que define o órgão como deliberativo e consultivo, com atribuições obrigatórias, especialmente em temas como reajuste de tarifas.
Gilson questiona se o SAMAE pretende rever ou suspender decisões tomadas sem deliberação do Conselho; quais medidas serão adotadas para assegurar o cumprimento da legislação e se o órgão reconhece o caráter deliberativo do Conselho conforme previsto em lei.
Moção reconhece entidades por cobrança de obras
Os vereadores também aprovaram uma moção de aplausos em reconhecimento à Associação Empresarial de Blumenau – ACIB e às entidades do Conselho de Entidades de Blumenau (AMPE, CDL, OAB, Intersindical e SOMAR Vale do Itajaí) pela nota pública enviada ao Governo do Estado, cobrando a prioridade no prolongamento da Via Expressa e na duplicação da rua Dr. Pedro Zimmermann.
O autor da moção, vereador Jovino Cardoso Neto (PL) destacou que essas obras são essenciais para o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana da cidade, impactando diretamente a qualidade de vida e o fluxo de transporte na cidade.
Confira aqui a lista completa de projetos e proposições aprovados na sessão desta terça-feira (05).
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Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Rogério Pires | Imprensa CMB










