Câmara de Timbó – Vereadores aprovam contas públicas referentes ao exercício de 2019

Câmara de Timbó – Vereadores aprovam contas públicas referentes ao exercício de 2019

23 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

A 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Timbó desta terça-feira, 22, contou em sua Ordem do Dia com a votação do Projeto de Decreto 001/2021, que dispõe sobre a aprovação das contas do exercício de 2019 da Prefeitura Municipal de Timbó. Seguindo o parecer prévio do Tribunal de Contas de Santa Catarina, o qual apontava para aprovação com ressalvas das referidas contas. Os vereadores votaram nominalmente a matéria que foi aprovada por 8 votos favoráveis e um contrário.

Ao início da Sessão, durante os pronunciamentos pessoais, o Vereador Flávio Germano Buzzi, explanou e pediu aos demais edis, a atenção e aprovação do Projeto de Lei Ordinária 040/2021, de sua autoria, que visa dispor sobre a constituição e estabelecimento de normas gerais para funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia, a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental (Regulatório Sandbox) no Município de Timbó. Ele esclareceu que trata-se de importante iniciativa para apoio ao desenvolvimento de empresas de tecnologia e empreendedorismo inovador, exemplificando que é o caso das startups atualmente.

Em seguida, o Vereador Edson Bona trouxe detalhes sobre sua participação, representando o Legislativo, na cerimônia de posse da nova Diretoria do Lions Clube de Timbó e listou uma série de atividades desenvolvidas pela entidade, relevantes para o município. Ainda aproveitou seu tempo disponível para cobrar atuação do Executivo diante o Pedido de Providências de melhorias na Rua Carajás, no bairro Araponguinhas, com problemas de crateras e valas abertas na localidade. Ainda destacou Pedido de Providência de sua autoria para renovação de sinalização horizontal das faixas de pedestres e ciclovia à rua Oscar Piske cruzamento com Inglaterra.

O Vereador Adriano da Silva também fez uso de seu tempo regulamentar para elogiar a reinauguração do NEI Sonho da Criança, ainda que tardio devido ao atraso da reforma, mas demonstrou sua satisfação com a disponibilidade de atendimento daquela unidade escolar. Ainda abordou sobre sua Indicação, na qual demonstra preocupação com a logística do trânsito no cruzamento das ruas Osvaldo Cruz com Fritz Lorenz. Acredita que a intensidade de fluxo na localidade merece atenção das autoridades competentes. O vereador ainda repassou ao líder de Governo, Vereador Ivonir Schrer, solicitação da comunidade quanto ao cronograma de obras de pavimentação das ruas Olavo Bilac e Finlândia.

Na ordem de inscrições fez uso da tribuna o Vereador Douglas Emanuel Marchetti, elencando que esteve em reunião na Secretaria de Planejamento para buscar respaldo quanto a medidas referentes à sinalização e segurança no trânsito timboense. Aproveitou para elogiar a faixa elevada construída à Rua Bahia, importante equipamento para segurança dos pedestres locais. Também lembrou sobre documentação enviada ao Governo do Estado solicitando atenção à segurança nas rodovias estaduais em Timbó, em direção a Rodeio e a Pomerode, onde o excesso de velocidade dos motoristas impera. Reforçou sua preocupação quanto às obras do Pavilhão da Escola São Roque, sobre o qual fez pedido de informação, acompanhado pelo Vereador Edson Bona.

 O vereador Haroldo Fiebes também se manifestou na Casa destacando sobre a Indicação 213 para que se estude a possibilidade de expansão do horário de aplicação das vacinas contra Covid-19, atualmente sendo apenas entre 8h e 11h da manhã. Ainda trouxe detalhes sobre Indicação de patrolamento na rua Max Klotz, bairro Dona Clara. Citou que visitou a rua Greviléia e estabeleceu Pedido de Providências para proteção das bocas de lobo que estão abertas. Agradeceu as emendas parlamentares que permitiram a concessão de dois veículos para instituições municipais de assistência em nosso município. Ao finalizar, demonstrou sua satisfação com a entrega do NEI Sonho da Criança, mas, que estará consultando detalhes dos contratos referentes à obra, em busca de respostas ou medidas legais cabíveis quanto ao prazo de entrega da mesma.

Também suas manifestações o Vereador Carlos Adriano Krüger enfatizando incialmente que não só o NEI Sonho da Criança, mas a grande maioria das obras municipais estão sofrendo muitos atrasos. Apresentou imagens da ponte no bairro Dona Clara na qual ainda há compromissos a serem cumpridos pelo Executivo de finalização com a propriedade privada nos arredores da mesma. Da mesma forma apontou que faltam finalizações no NEI Sonho da Criança, que, apesar de entregue ainda possuía materiais depositados irregularmente nos arredores do mesmo.

Por fim, também fez uso do prazo regimental para pronunciamento a Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Gilmara Baddaratz Giotti, agradecendo o convite feito pelo Lions Clube de Timbó, ao Legislativo, quando da passagem da presidência da entidade e celebração dos 55 anos de fundação. Destacou a sobre a sanção do Governo do Estado que inclui as lactantes no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19. Assim, engajando-se ao movimento, a vereadora lembra que, a partir de agora, mães lactantes com crianças de até 6 meses com e sem comorbidades, pode se vacinar desde que apresentem uma declaração médica sobre sua condição, sua carteira de gestante e de vacinação e documento de identidade. Informou ainda que as aplicações da vacina são feitas no Salão da Igreja Matriz Santa Terezinha, das 8h às 11h. Informações sobre o calendário de vacinação contra Covid-19 estão disponíveis nos meios de comunicação da Prefeitura e da cidade.