banner
Câmara Municipal de Timbó

Câmara Municipal de Timbó realiza 39ª sessão ordinária nesta terça(29/10)

Câmara Municipal de Timbó realiza 39ª sessão ordinária nesta terça(29/10) 1Na noite desta terça-feira, dia 29 de outubro, a Câmara Municipal de Timbó realizou a 39ª sessão ordinária no Plenário da Casa. O evento contou com a presença de lideranças de bairros, suplentes de vereadores, a imprensa e a comunidade.

Marilane Maria Wolff Paim, Diretora do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau, usou a tribuna para explanar sobre a importância da instituição para o  desenvolvimento da região, bem como sobre os cursos oferecidos no campus de Blumenau.

Marilane explicou sobre as metodologias usadas e também a importância dos cursos de curta duração. Convidou os vereadores a conhecer a estrutura do Instituto.

Em seu pronunciamento pessoal, o vereador Haroldo Fiebes falou sobre a polêmica das farmácias ocorrida nas outras semanas. Falou sobre a indicação que fez sobre o horário de funcionamento das farmácias. Agradeceu a imprensa pela divulgação da opinião dos vereadores. Disse que a comunidade quer o plantão das farmácias principalmente na madrugada. O vereador fez a indicação para o estudo da viabilidade de um incentivo fiscal para que possa ser viável este horário de trabalho, e a comunidade não acabe ficando sem o atendimento.

“Em relação a farmácia pública, inicialmente a ideia era colocar dentro do Hospital Oase. Se existe alguma questão ilegal em relação a isso, então que se faça um estudo que possa abrir a policlínica na madrugada. Para que a comunidade não precise esperar até o dia seguinte ou na segunda-feira para comprar o remédio. O gestor quando quer fazer faz, e não arranja desculpa. Fiz uma indicação também para a construção dos bicicletários. É de suma importância a segurança na cidade, já que agora somos a Capital Catarinense do Cicloturismo”, disse o vereador.

Em relação as faixas elevadas, Haroldo quer saber se existe alguma previsão para a continuidade da colocação.

O vereador Haroldo destacou o JASC que terá início nesta semana. Disse que a cidade de Jaraguá será palco da modalidade do atletismo, pois a pista de Timbó não ficou pronta a tempo. “Lamento que isso tenha ficado em cima da hora. Quanto tempo já se sabia que essas modalidades aconteceriam aqui? Timbó infelizmente deixou a desejar na pista de atletismo”, disse Fiebes.

Falou sobre a indicação que fez para a contratação de mais agentes e orientadores de trânsito. Segundo o vereador, no último sábado ocorreu a caminhada da Rede Feminina, e não havia nenhum agente de trânsito no local. “Recebi a informação de que o grupo fez um pedido para que tivesse um profissional para auxiliar, e não havia ninguém para isso. Peço ao executivo que reveja esta situação”, disse Haroldo.

O vereador Carlos Adriano Kruger mostrou uma foto da parte interna da Escola Nestor Margarida, onde está ocorrendo reformas. O vereador afirma que o projeto teve que contar com um suplemento financeiro de mais de 300 mil. “Será que quem fez o projeto não contabilizou todos os gastos? É preciso ter mais cuidado em relação a isso”, disse Carlos.

A foto mostra uma escada que será implantada. Segundo o vereador, a posição da escada gera preocupação em relação a segurança dos alunos.

Falou sobre a comissão especial que foi organizada para analisar a mudança do código de postura em relação ao Samae. Falou sobre uma reunião que será realizada no dia 8.

O vereador explicou que é importante a avaliação deste projeto, visto que a retirada do artigo 65, que fala sobre a não permissão de concessão e nem a privatização do Saneamento Básico, possibilita ao próximo Governo privatizar o Saneamento. “Se retirarmos este paragrafo, ele poderá ser privatizado. O que isso impacta a comunidade? Se isso ocorrer com certeza vamos pagar 30 a 40% a mais na conta de água, coleta de lixo ou tratamento de esgoto”, disse Kruger.

O vereador chamou atenção para que a comunidade possa participar. “Quem não puder estar na reunião de comissão, pode acompanhar através do site da Câmara, que transmite toda a semana as reuniões ao vivo”, disse o vereador.

O vereador Fabricio Dalcastagné mostrou uma foto de um local de uma faixa de ciclista. Disse que se envolveu em um acidente com um ciclista. “Como é mão única, eu não imaginava que a bike poderia vir do outro lado”. Infelizmente o ciclista fraturou o pé. O vereador disse que as pessoas que moram na região afirmaram que neste local acontecem muitos acidentes neste sentido. Em alguns pontos da cidade isso acaba ocorrendo. Os motoristas acabam não prestando atenção na ciclovia. O vereador solicita um redutor de velocidade no local e mais guardas de trânsito.

O vereador mostrou um vídeo onde aparecem várias taturanas em cima de uma árvore situação a Praça da Thapyoka. O vereador solicitou ao Executivo que possa fazer algo, pois elas podem cair em cima das pessoas e causar danos.

Fabricio fez um convite à comunidade para a reunião de comissão, desta sexta-feira a partir das 9h. Os vereadores irão discutir sobre a venda de terrenos da Prefeitura. Os servidores da Prefeitura irão responder os questionamentos dos vereadores. A reunião de comissão pode ser acompanhada no site da câmara. O vereador parabenizou todos os servidores públicos da cidade.

O vereador Douglas Marchetti falou sobre as deficiências nas unidades de saúde da cidade. Mostrou fotos da Unidade de saúde do bairro Pomeranos, onde possui uma fila da comunidade. Segundo o vereador, o médico ainda pediu para diminuir a carga horária. Disse que esta realidade não é só desta unidade do bairro Pomeranos, mas de outras pela cidade. O vereador afirma que existe um numero assustador de atendimentos no Pronto Socorro no Hospital Oase, justamente porque as pessoas não encontram atendimento nas unidades e acabam indo ao PS. “É necessário que algo seja feito. As pessoas não podem ficar sem atendimento. Acredito que o Prefeito e o Secretário estejam tomando as devidas providências”, disse Marchetti.

O vereador destacou sobre sua fala da semana passada quando apresentou fotos da atual situação da Sociedade Cultural. Disse que um site de humor da cidade questionou a veracidade das imagens. O vereador mostrou as datas que recebeu as imagens, e enfatizou que as fotos não são antigas, foram bem recentes. O vereador disse que ele não mentiu e que infelizmente seu questionamento foi levado para o lado político.

O vereador destaca que é isso é falta de planejamento. “Que bom que a Prefeitura foi lá e fez a limpeza. Nós vereadores estamos aqui para fiscalizar. Que bom que quando a gente traz aqui as situações e reclames da sociedade, a Prefeitura faz. Uma pena é que tem gente que tenta denegrir a nossa imagem, e acaba denegrindo a imagem da nossa comunidade”, disse Douglas.

O vereador parabenizou a Prefeitura por trazer o evento do Natal Mais Encantado para o Parque Central. Segundo ele, o evento jamais deveria ter saída do Parque, pois ajuda a fomentar o comércio da cidade. O vereador convidou a comunidade para a audiência pública sobre a mudança do código de postura em relação aos maus-tratos dos animais, que será nesta quinta, a partir das 19h, na câmara.

O vereador John Adriano Schwartz parabenizou os servidores pelo Dia do Servidor. Falou de uma indicação para melhorar a questão do atendimento médico na Unidade do bairro Pomeranos. Disse que houve redução da carga de trabalho do médico e também havia mais um auxilio de um médico e ele acabou se licenciando por questões de doença. Na última reunião do Conselho, o secretario Alfredinho se manifestou de forma positiva e disse que esta com dificuldade de contratação dos profissionais. Destacou que outros bairros estão passando por esta situação. O vereador solicita ao executivo ver a possibilidade de o quanto antes fazer a contração para amenizar está deficiência.

Falou sobre a colocação de tubulação de esgoto na Rua Pomerode. O vereador falou que fez visitas ao local da obra e disse que a comunidade tem alguns questionamentos a fazer ao Secretário.

O vereador Martinho de Souza Filho falou como líder de governo. Parabenizou os servidores públicos. Convidou a comunidade para abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina que acontecerá as 20h nesta sexta, dia 1º. Convidou a comunidade para amanhã, onde será levada a tocha. “Sobre a pista de atletismo, conversei com a administração e a equipe da FME. Ocorreu uma demora burocrática, não por questão do município. Ocorrem muitas contestações.  Porém em 15 dias a pista estará pronta. Ficamos todos muito tristes com este fato ocorrido, porque sem dúvida não foi por vontade da Prefeitura” disse Martinho.

O vereador destacou o projeto do bem-estar animal. Disse que a sociedade precisa ter consciência de tratar bem os animais. Destacou a importância na reforma do código penal brasileiro. O vereador acredita que são necessárias punições mais severas, e que o Estado possa dar mais amparo à comunidade.

PROPOSITURAS PROTOCOLADAS:Do(s) Vereador(es): Guilherme Voigt Junior

REQUERIMENTO nº 10/2019 – Convite ao Diretor Executivo do  Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí- CIMVI, Senhor Fernando Tomaselli para uso da Tribuna.

Do(s) Vereador(es): John Adriano Schwartz

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0208/2019 – Instalação de tubulação de esgoto na rua Abilio Vicente, Bairro Pomeranos.

Do(s) Vereador(es): Fabricio Dalcastagné

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0209/2019 – Realizar a limpeza e desobstrução da vala sanitária existente nos fundos dos lotes das ruas Otto Laemmel  e Alwin Laemmel, na altura do nº 555, Bairro Pomeranos.

Do(s) Vereador(es): Rubens Borchardt

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0210/2019 – Notificação do proprietário de imóvel localizado na esquina da rua Niterói com a Rua Brasília, Bairro das Capitais.

Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes

INDICAÇÃO nº 151/2019 – Estudo de viabilidade para promover algum tipo de incentivo fiscal às farmácias que realizam plantões

Do(s) Vereador(es): Guilherme Voigt Junior

INDICAÇÃO nº 152/2019 – Aplicação dos valores devolvidos pelo Poder Legislativo ao final do ano nas áreas da saúde e turismo (construção de portal de entrada).

Do(s) Vereador(es): John Adriano Schwartz

INDICAÇÃO nº 153/2019 – Disponibilizar  mais um médico e a implantação da 2ª equipe de trabalho para atuar na Unidade de Saúde do Bairro Pomeranos,

Do(s) Vereador(es): Haroldo Fiebes

INDICAÇÃO nº 154/2019 – Instalação de bicicletários nas Avenidas 7 de Setembro e Getúlio Vargas, Centro, bem como, nos Parques e Praças públicas.

MATÉRIAS DA ORDEM DO DIA:Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0058/2019 – Autoriza a Fundação Municipal de Esportes a realizar despesas com atletas/técnicos/dirigentes e demais custos, quando da participação em eventos e competições oficiais.

Aprovado

Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0059/2019 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2019, da Administração Indireta.

Aprovado

Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0060/2019 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2019, da     Administração Direta e Indireta.

Aprovado

Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0061/2019 – Inclui autorização expressa de formas de garantias ao contrato de operação de crédito de que trata a Lei nº 3.080 de 19 de setembro de 2019.

Aprovado

Do(s) Vereador(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0062/2019 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2019, da Administração Indireta.

Aprovado

Do(s) Vereador(es): Guilherme Voigt Junior

REQUERIMENTO nº 10/2019 – Convite ao Diretor Executivo do  Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí- CIMVI, Senhor Fernando Tomaselli para uso da Tribuna.

Aprovado

 


Assessoria de Comunicação

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by