banner
Câmara Municipal de Timbó

Câmara Municipal de Timbó realiza 4ª sessão ordinária nesta terça, dia 26

Câmara Municipal de Timbó realiza 4ª sessão ordinária nesta terça, dia 26 1Nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, a Câmara Municipal realizou a 4ª sessão ordinária de 2019. Contou com a presença de lideranças de bairros, jovens vereadores do Programa Parlamento Jovem, a imprensa, secretária da administração pública e a comunidade.

Em seu pronunciamento pessoal o vereador Fabrício Dalcastagné mostrou algumas fotos de buracos na Rua Lorena, próximo ao Ancionato Elze Bens. Mostrou também fotos do muro do Ancionato que está cedendo. Disse que um morador da localidade o procurou porque existe buracos na rua justamente no trecho que o impede de passar com segurança. Também destacou o caso da Rua São Paulo. Afirmou que ele e Fiebes conseguiram recurso para a obra e o Prefeito ainda não deu início. Disse que já havia falado com ele sobre isso. O vereador destacou que é urgente porque acaba alagando o local.

Destacou e parabenizou o dia do atleta que foi comemorado no mês Fevereiro e falou ainda sobre o projeto que foi aprovado pela Câmara na semana passada para que o Arena T-Rex tenha início. Parabenizou a dedicação de todos os atletas da cidade.

Também destacou o Dia do Repórter, e disse que é muito importante tomar cuidado com as informações que repassamos. Que precisa ter uma fonte de credibilidade.
O vereador ainda falou sobre sua preocupação com a situação da Venezuela. Chamou atenção para o Sarampo, que até então era uma doença erradicada n o país.

O Presidente da Câmara Guilherme Voigt Junior falou sobre um pedido de providência junto com o vereado Haroldo Fiebes sobre a colocação de faixa de pedestre nas imediações da loja Calçados Marli. Afirmou que ano passado a situação foi amenizada quando foi pintada a faixa, porém a comunidade estavas reclamando da falta de respeito dos motoristas. Eles solicitam que seja colocada uma faixa elevada.

Disse que o vereador Martinho de Souza Filho não está presente na sessão porque viajou a Brasília com o Prefeito Jorge Kruger, a trabalho. Destacou a visita de Isabel Mir e também a Cintia, integrante do Turistimbo que destacou algumas ações para os 150 anos de Timbó. “Fiquei feliz em saber que estão sendo confeccionados os selos das 7 Maravilhas, um projeto iniciado por mim e aprovado pelos vereadores desta Casa”, disse ele. Outro destaque do Presidente foi a construção do Portal da Cidade, que segundo ele, era um pedido na antigo de muitos moradores. O projeto faz parte das ações dos 150 anos.

O vereador Carlos Adriano Kruger falou sobre a reunião realizada na semana passada na sala do Presidente. Entre os assuntos discutidos, destaque para as faltas dos vereadores. Para o vereador, é justo que o vereador tenha que justificar sua falta. Caso contrário deverá ser descontado de seu salário. Também falou sobre os buracos próximos ao Ancionato.

Falou sobre a pavimentação da Rua Bolívia, na entrada de uma residência, disse que tem umas 6 a 8 pedras de pavimentação que precisam ser arrumadas.

O vereador mostrou umas informações sobre pavimentações de rua por mutirão com valores que os moradores precisam pagar. Para o vereador o valor se torna muito alto se a pessoa não aderir no momento da pavimentação. Ele mostrou dois exemplos de ruas. Ele afirma que esses valores precisam ser revistos.

O vereador Haroldo Fiebes falou sobre o princípio da moralidade. Falou sobre o nepotismo. Ele vai propor um projeto de lei que visa proibir a prática do nepotismo cruzado no âmbito da administração de Timbó. Falou sobre um projeto de lei em parceria com o vereador Douglas Marchetti, que se chama “Adote uma Praça”, que já é adotada em algumas cidades. As instituições privadas poderão adotar canteiros e praças diminuindo assim os gastos da administração pública.

O vereador Rubens Borchardt chamou atenção da manutenção das rodovias e acostamentos. Ele solicitou uma moção de apelo ao DEINFRA. “É preciso fazer algo. É um absurdo pois a comunidade paga o IPTU e não tem direito a manutenção da rua que mora”, disse o vereador. Na sexta-feira Rubens passou pela cidade, na Rua Edmundo Lindner que estava sem iluminação pública e tantas outras ruas. “Porque agora que a Prefeitura tem uma grande empresa para cuidar disso ainda tem tantas ruas sem iluminação pública”, questiona o vereador.

Mostrou um vídeo no cruzamento da Rua Áustria com a Rua Indonésia, que mostra a boca de lobo entupida. Foi solicitado o patrolamento e a macadamização. O vereador afirma que se eles entupiram, precisam arrumar. Falou também sobre a importância da atuação das associações de moradores na cidade. No bairro Dona Clara conseguimos uma emenda para a colocação de asfalto. Eles fizeram uma faixa de pedestre no começo da rua e não fizeram na escola, onde as crianças atravessam. “Então deveriam fazer duas faixas para a segurança da comunidade. Esta semana estive em conversa com o Deputado Federal para conquistar uma emenda para a saúde, para incluir uma praça da saúde no bairro Dona Clara”, disse Rubens.

Apresentação de Projetos

Projeto de Lei Ordinária nº 5/2019 – Autoriza a concessão de auxílio financeiro à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Timbó, e fornecimento de merenda escolar na forma que dispõe.

Projeto de Lei Ordinária nº 6/2019 – Altera a Lei 2.902/2017, de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano Plurianual – PPA, para o período de 2018-2021.

Projeto de Lei Ordinária nº 7/2019 – Altera a Lei 3003, de 09 de dezembro de 2018, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para 2019.

Projeto de Lei Ordinária nº 8/2019 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias e abertura de crédito suplementar e especial no Orçamento Programa 2019, da Administração Direta e Indireta.

Projeto de Lei Ordinária nº 9/2019 – Autoriza a concessão onerosa de uso de bem público para implantação de serviço que explore a locação de equipamentos náuticos não motorizados e ou embarcação esportiva não motorizada no Rio Benedito, que corta o imóvel “Parque Henry Paul”.

Projeto de Lei Ordinária nº 11/2019 – Institui o Programa “ADOTE UMA PRAÇA”.
Pedidos de Providências

• nº 31/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a instalação de faixa elevada de pedestres, na Rua Benjamin Constant, Bairro Imigrantes, na altura do nº 1089, local este em que se encontra instalado um Galpão com a intensa manobra de caminhões na pista.

• nº 34/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que o Poder Executivo, através do setor competente, providencie a urgente instalação de uma faixa de pedestres elevada nas proximidades do nº 1439 da Rua Aristiliano Ramos, Bairro das Capitais.

• nº 35 /2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Requer seja feito um estudo acerca da viabilidade da instalação de uma faixa de pedestres elevada ou uma lombada física na Rua Sete de Setembro, Centro, no entroncamento da Rua Japão (antes da entrada da Rua Japão), e, em sendo favorável o estudo, seja a medida efetivada com urgência.

• nº 40/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que seja instalado URGENTEMENTE um redutor de velocidade ou faixa elevada de pedestres no Acesso Estadual Rio dos Cedros Sul (Rodovia Tercílio Marchetti – SC 477) nas proximidades do n.º 1821, Bairro das Capitais.

• nº 41/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Implantar uma faixa elevada de segurança para pedestres, ou redutor de velocidade, nas proximidades do nº 1880 (Verdureira Schulz) da Rua Rui Barbosa (SC – 477) no Bairro Dona Clara.

• nº 42/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que seja realizada URGENTÍSSIMA implantação de um trevo alemão na Rua Marechal Floriano Peixoto, no entroncamento (saída) com a Rua Bahia, Bairro Pe. Martinho Stein, Timbó

• nº 43/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que seja instalado um redutor de velocidade ou faixa elevada de pedestres na Rodovia Augusto Hasse (SC/477), nas proximidades do Bailão do Pasquim, Bairro Araponguinhas.

• nº 32/2019, de autoria dos Vereadores Haroldo Fiebes e Guilherme Voigt Júnior; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a urgente instalação de faixa elevada de pedestres na Avenida Getúlio Vargas, Centro, entre a ponte e o nº 32, próximo ao estabelecimento comercial Loja de Calçados Marly.

• nº 33/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize o urgente reparo na rua Mônaco, em frente ao nº 348, Bairro Nações. Justificação. Existe no local um enorme buraco, aberto, pela infiltração das águas das chuvas, que coloca em risco às pessoas que por ali transitam. Observa-se, ainda, que, há dois meses, foram colocados cavaletes no local, porém, até a presente data, as obras de reparo ainda não foram iniciadas. Assim, visando salvaguardar a integridade física dos transeuntes, é que se faz o presente pedido de providência.

• nº 36/2019 de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a urgente troca da lâmpada queimada no poste de iluminação pública localizado defronte ao número 127, na rua Rodeio, Bairro Quintino, bem como, verificar e trocar se necessário, as lâmpadas queimadas na iluminação pública em toda extensão da referida via.

• nº 37/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Que seja feito o conserto da tubulação existente nos fundos da Rua Urubici, Bairro Pomeranos.

• nº 38/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Instalar uma boca de lobo na Rua Rodeio, em frente à residência de nº 111, Bairro Quintino e fazer os reparos necessários na pavimentação da referida via, nas proximidades do endereço citado.

• nº 39/2019, de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné – Que seja feito o serviço de patrolamento e macadamização da rua Bauru e Beco Leme, Bairro Dona Clara e que este serviço, seja feito com mais frequência durante o ano.

Indicação:
• n.º 24/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize a instalação da Praça da Saúde no Bairro Imigrantes, preferencialmente, nas imediações da Rua Benjamin Constant, onde se encontra localizada a Escola Estadual Polidoro Santiago, nem que para isto seja necessária a desapropriação de algum terreno.

• n.º 25/2019, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz; Realizar a pavimentação asfáltica da Rua Frederico Schumann, através do Programa de Pavimentação por Mutirão, bem como realizar a obra de reperfilagem sobre o trecho com paralelepípedo da referida via, Bairro Pomeranos.

• nº 32/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Que o Poder Executivo, através do setor competente, busque executar, pelo regime de mutirão, a pavimentação da Rua Apucarana, Bairro Capitais.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária nº 4/2019 – Autoriza a concessão de auxílio financeiro à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó – Hospital e Maternidade OASE.
Aprovado

Pedidos de Informação Parlamentar nº 10/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt.
Aprovada

Pedido de Informação Parlamentar nº 11/2019, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.
Aprovado

Requerimento nº 1/2019, de autoria do Vereador Martinho de Souza Filho.
Aprovado

Requerimento nº 3/2019, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger.

 


Assessora: Karina Beatrice Frainer

Sessão da Câmara de Vereadores de Timbó – 26/02/2019

Vereadores: Douglas Marchetti, Adilson Mesch, Haroldo Fiebes, Guilherme Voigt, John Adriano Schwartz Chinha, Fabricio Dalcastagné, Carlos Adriano Kruger, Martinho Souza, Rubens Borchardt

Publicado por Timbó Net em Terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Topo