banner
Câmara Municipal de Timbó

Câmara Municipal de Timbó realiza a 28ª sessão ordinária nesta terça-feira

Câmara Municipal de Timbó realiza a 28ª sessão ordinária nesta terça-feira 1A Câmara Municipal de Timbó realizou nesta terça-feira, dia 14 de agosto, a 28ª sessão ordinária no plenário da casa. Estiveram presentes líderes de bairros, a imprensa e a comunidade.

O Presidente Douglas Marchetti falou sobre a importância do voto. Disse que é necessário que se faça uma avaliação dos candidatos, e que as pessoas não votem em branco. Destacou a responsabilidade do voto para fazer a mudança da atual situação do país, e que a cidade possui bons candidatos.

Para o Presidente, independente de partido, é necessário analisar as propostas, e principalmente as pessoas que merecem respeito e podem fazer algo para mudar esta crise ética e moral que estamos vivendo. Parabenizou o vereador Rubens por ser candidato a deputado estadual e destacou sua dedicação como vereador. Destacou o trabalho realizado pelo ex-prefeito Laércio Schuster na transformação da cidade. Citou as inúmeras obras realizadas na cidade e a evolução da cidade em 8 anos.  “Sabemos o quanto a nossa região precisa de representatividade. Cada um de nós sabe como é grande a luta de chegar ao Governo, justamente pela falta da representatividade. O ex-prefeito Laércio fez muito pela nossa cidade, inclusive tirou o hospital da falência. Acredito que ele poderá fazer ainda mais pela nossa região na assembléia legislativa. Deixo aqui meu apoio a ele”, disse o Presidente.

O vereador Guilherme Voigt Junior pediu desculpas pela frase popular que disse na semana passada e disse que não tem a intenção de ofender ninguém. Ele afirma que prega a paz e sempre quer o bem das pessoas.

Câmara Municipal de Timbó realiza a 28ª sessão ordinária nesta terça-feira 2O vereador mostrou algumas fotos sobre o estado do complexo esportivo. Para o vereador é necessário encontrar uma forma de revitalizar o local, que ainda é usada pela comunidade. Mostrou imagens do campo deteriorado e com buracos. “Eu sugiro que possamos ajudar o prefeito Jorge a buscar recursos com os deputados para fazer uma boa manutenção para o complexo. Entendo que a Fundação Municipal não tem recursos para isso, mas creio que nós como vereadores podemos auxiliar para que esta revitalização aconteça.”, disse o vereador.

O vereador Carlos Adriano Kruger falou sobre o projeto de lei que os vereadores votam na câmara. O vereador leu um trecho do projeto, destacou que não são os vereadores que escolhem as ruas que serão pavimentadas. As ruas que são escolhidas para pavimentação são feitas pelo executivo mesmo. Para ele o que os vereadores podem fazer é orientar a comunidade no que pode ser feito.

O vereador falou ainda sobre a pavimentação das ruas Fraiburgo, México e Imbuia. O vereador destacou sobre o banheiro químico que falta a limpeza. Falou que na Rua Fraiburgo na semana passada quando choveu tinha muita lama. Na Rua México parece que a rua recebeu um pouco de pó de brita. O vereador questionou porque algumas ruas recebem e as outras não.

O vereador Haroldo Fiebes justificou sua ausência na semana passada. Ele esteve em viagem com o vereador Fabrício Dalcastagné em Florianópolis em reunião no DEINFRA. O objetivo da reunião foi o acostamento das rodovias. Reiterou o pedido que fez na rua Áustria sobre a tubulação e boca de lobo. Solicitou que a Secretaria de Obras possa verificar a situação.

O vereador Haroldo destacou sua opinião contrária a colocação do asfalto sobre o calçamento. Para ele existem muitas ruas que ainda precisam ser pavimentadas e que esse dinheiro poderia ser utilizado para isso e não para o que já está pavimentado. Solicitou quando será colocada a faixa elevada na Rua 7, e também parabenizou a sinalização.

O vereador Fabrício Dalcastagné falou sobre a reunião realizada em Florianópolis no DEINFRA sobre a faixa de domínio. Parabenizou o trabalho da Secretaria de Planejamento que será usada como exemplo para todo o estado.

Falou sobre uma reunião com Aldo Schneider e disse que ele está na UTI e que não será possível a sua candidatura, mas que já existe outro candidato. Desejou ao vereador Rubens boa sorte e disse que é um exemplo de vereador e de homem público. E se for deputado trabalhará muito.

Fabrício falou ainda sobre o aspecto da saúde no estado. Falou sobre a situação de uma família que precisou de atendimento e enfatizou a importância de rever as cotas dos exames na cidade. Disse que a cota de exames em alguns lugares acaba logo que começa o mês. “Nós temos que achar um meio termo para esta situação. Mas assim não pode ficar”, disse ele.

O vereador Martinho de Souza Filho falou como líder de governo sobre o trabalho do transporte coletivo que já teve início na cidade. Destacou que algumas pessoas o procuraram sobre adequação dos horários. Ele afirma que o serviço deverá se normalizar em breve.

Outro assunto discutido foi sobre as faixas elevadas. O líder de governo afirma que foi lançado o edital e feita a licitação e não compareceu nenhuma empresa. Então o edital foi anulado. Foi refeito o edital e espera-se que empresas participem. Logo essas faixas elevadas serão feitas. O vereador chamou atenção da comunidade para o respeito no trânsito e principalmente quanto a velocidade em algumas vias. Disse que é necessário que tenhamos cautela e possamos respeitar as pessoas.

Quanto a questão dos exames citada pelo vereador Fabrício, existem muitas pessoas que se aproveitam e fazem exames demais e outas ficam sem. Segundo ele, o Prefeito já explicou como funciona o sistema de cotas.

“Sobre o complexo esportivo há mais de 20 anos não é reformado. Na época em que fui presidente da FME fizemos alguma manutenção porem quase não apareceu. Mas sabemos que o Prefeito está amarrado em muitas obrigações. Sem dúvida o esporte é muito importante, por isso gostei da ideia do vereador Guilherme em buscar recursos com os deputados”, disse Martinho.

Apresentação de Projeto:

Projeto de Lei Ordinária n.º 51/2018 – Proíbe o uso de equipamento “Bate-Estaca” na construção civil no Município de Timbó.

Indicações: · n.º 85/2018, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti;

Ordem do Dia

Projeto de Lei Complementar n.º 13/2018 – Acresce vagas à cargos de provimento efetivo e cria novos cargos, no Quadro Geral de Cargos e Provimento Efetivo do Poder Executivo que trata o anexo I da Lei Complementar nº 137 de 02 de julho de 1998.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar n.º 14/2018 – Amplia as vagas dos cargos de “EDUCADOR INFANTIL” e de “PROFESSOR” no quadro de cargos de Provimento Efetivo do magistério que trata o anexo I da Lei Complementar nº 138 de 02 de julho de 1998.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar n.º 15/2018 – Cria o cargo de Motorista, no quadro Geral de Cagos de Provimento Efetivo da Fundação Municipal de Esportes de Timbó que trata o anexo II da Lei Complementar nº 194 de 29 de dezembro de 2000.

Aprovado

Projeto de Lei Complementar n.º 16/2018 – Cria os Cargos de Engenheiro Civil e Técnico em Segurança do Trabalho e amplia as vagas do cargo de Agente de Manutenção no quadro de cargos de Provimento Efetivo do SAMAE que trata o anexo II da Lei Complementar n.º 212, de 21 de dezembro de 2001

Aprovado

Projeto de Lei n.º 48/2018 – Autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2018, da Administração Direta.

Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar n.º 45 /2018, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;

Aprovado

Lançamento do Projeto “Geladeiroteca” é sucesso na Feira do Livro de Timbó

No dia 10 de agosto, sexta-feira, os vereadores jovens do Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Timbó realizaram o lançamento do Projeto “Geladeiroteca” durante a Feira do Livro. A geladeira ficou exposta próximo as tendas dos livros e atraiu as pessoas que passavam por lá. O evento foi um sucesso e conquistou principalmente as crianças. Os jovens vereadores explicaram aos visitantes o objetivo do projeto e incentivaram a leitura.

A geladeira contém vários títulos entre gibis, romance, livros didáticos, de histórias infantis, autoconhecimento e muitos outros. Durante a programação da feira, os vereadores do Parlamento Jovem falaram sobre o projeto no palco. O vereador Erick Wolff declamou uma poesia e falou sobre a importância do incentivo a leitura. A vereadora Daira Letícia Adriano fez uma interpretação musical.

O Presidente da Câmara Douglas Marchetti e o vereador Martinho de Souza prestigiaram o evento e parabenizaram os vereadores pelo projeto.

O Projeto Geladeiroteca tem o objetivo de proporcionar leitura gratuita as pessoas da comunidade e incentivar o hábito. Agora os jovens vereadores irão definir o próximo local em que a geladeira ficará instalada para atender a comunidade.

“Certamente foi muito importante para eles esta primeira participação no projeto social na Feira do Livro. Ter o contato com a comunidade, apresentar uma ideia e recolher os livros, é uma maneira de interação e de conscientização sobre o que é cidadania. Estamos analisando o próximo local para que possamos instalar a geladeira e dar continuidade ao projeto”, disse a coordenadora do Parlamento Jovem Mary Ferrari.

 

Karina Beatrice Frainer
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Timbó

Sessão da Câmara de Vereadores de Timbó – 14/08/2018

Sessão da Câmara de Vereadores de Timbó – 14/08/2018Vereadores: Douglas Marchetti, Adilson Mesch, Haroldo Fiebes, Guilherme Voigt, John Adriano Schwartz Chinha, Fabricio Dalcastagné, Carlos Adriano Kruger, Martinho Souza, Rubens Borchardt

Publicado por Timbó Net em Terça-feira, 14 de agosto de 2018

Topo