banner
Câmara Municipal de Timbó

Câmara Municipal de Timbó realiza segunda sessão ordinária de 2019

Câmara Municipal de Timbó realiza segunda sessão ordinária de 2019 1Nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro, a Câmara Municipal de Timbó realizou a segunda sessão ordinária de 2019 no Plenário da Casa. Contou com a presença de líderes de bairros, ex-vereadores do Programa Parlamento Jovem e novos, a Presidente do CONSEG Ana Lucia Zemuner, a imprensa e a comunidade timboense.

Em seu pronunciamento pessoal, o Presidente da Câmara Guilherme Voigt Junior falou sobre reparos na Rua Groelândia e também Rua Pomerode, que estão com buracos e sem sinalização. Outros locais possuem sinalização, porém o reparo não é iniciado. Ele solicitou que o executivo verifique esses reparos, para não prejudicar ainda mais a comunidade. “Compreendo que existam várias situações como essas, mas é preciso tomar providências”, disse ele.

Falou sobre a visita do Assessor do Deputado Estadual Ismael dos Santos, Ivan Pinto, que lhe informou que na próxima segunda-feira, dia 18, o Prefeito Municipal irá receber uma emenda do Deputado Ismael no valor de R$ 200 mil destinada à saúde. O objetivo seria a compra de uma ambulância ou de um mamógrafo para o Hospital Oase. “Caso o recurso realmente venha, gostaríamos que fosse destinado a este fim”, disse Guilherme.

O vereador Rubens Borchardt falou sobre a Rua Tapajós que a comunidade afirma ter muita poeira. Ele solicitou uma boca de lobo na Rua Maravilha, que faz 6 anos que não se resolve. O vereador mostrou algumas imagens de locais entupidos próximo a pastos.

O vereador mostrou um vídeo da Tifa Morgan que é uma estrada de barro, onde segundo o vereador, faz mais de um ano que eles não realizam a roçada e existem luzes queimadas.

Câmara Municipal de Timbó realiza segunda sessão ordinária de 2019 2O vereador Haroldo Fiebes falou sobre os valores sociais das pessoas. Falou a reposição salarial dos funcionários públicos. Destacou que muitas pessoas trabalham no sol ou em trabalho braçal e ganham menos do que mil reais por mês. “Será que a Prefeitura só pode pagar isso?” Para ele isso não é valorização e impede que a pessoa tenho o mínimo do básico a que rege a constituição.

 O vereador também destacou o caso da poeira, que segundo ele, deve ser tratado como saúde pública. Ele afirmou que a Rua Turquia ainda não recebeu caminhão Pipa este ano. O vereador solicitou uma atenção especial da Prefeitura sobre a irrigação das ruas da cidade.

Falou sobre uma indicação para que seja implantada a entrega de medicamentos para as pessoas somente da cidade de Timbó. Solicitou um estudo de viabilidade de se implantar uma farmácia pública dentro do Hospital e Maternidade OASE com a entrega de medicamentos a título gratuito às pessoas atendidas em Timbó, desde que residentes no Município e mediante apresentação de comprovante de residência nos termos da lei.

Ele mostrou uma foto de pessoas em um ponto de ônibus com telhas que estão bem danificadas e que podem acabar caindo na cabeça das pessoas, no centro da cidade.

O vereador Carlos Adriano Kruger parabenizou a comunidade do bairro São Roque pelo belíssimo evento realizado no fim de semana. O vereador falou a pavimentação de algumas ruas, que serão feitas com um novo sistema de pavimentação. Chamou atenção das pessoas que muitas vezes não assinam na hora de levantar assinaturas para a pavimentação e depois precisam pagar muito mais. Ou seja, existe uma porcentagem absurda que é cobrado do cidadão se ele não assinar o termo de adesão na hora, e deixar para pagar depois, pela Prefeitura. “As pessoas que não assinam o termo de adesão podem ter surpresas desagradáveis. O melhor caminho é assinar. Temos que cobrar da administração pública essa situação”, disse o vereador.

Câmara Municipal de Timbó realiza segunda sessão ordinária de 2019 3O vereador Fabrício Dalcastagné pediu uma parte e falou sobre a falta de investimento da Prefeitura principalmente na área da tubulação. “Não adianta exigir do secretário se o Prefeito não dá estrutura para trabalhar”, disse ele.

O vereador Carlos afirma que falta gestão pública. Para ele existe muito gasto onde não precisa e o que é necessário não é feito. O vereador ainda destacou obras do Samae que não estão sendo sinalizadas e muitos moradores estão se prejudicando com isso. Falou sobre a Rua Oscar Piske, onde existem pontos que precisam ser melhorados. Falou também que em relação as roçadas, a situação vai piorar, na sua visão.

O vereador Douglas Marchetti deixou seus sentimentos as famílias dos meninos que morreram nesta semana no alojamento do Flamengo. Destacou as situações de irresponsabilidade em nosso país que pode ser vista em vários casos como Brumadinho e a queda do helicóptero que matou o Jornalista Ricardo Boechat.

Parabenizou as pessoas que trabalharam e organizaram a festa do bairro São Roque neste fim de semana. Destacou seu carinho pela comunidade e pelas pessoas da associação.

Destacou novamente a situação da saúde e disse que ficou feliz em saber que o Prefeito chamou o Secretário de Saúde Alfredinho para uma conversa no Gabinete para reavaliar as decisões tomadas por ele até o momento na pasta. “Que bom que ele realmente reavaliou suas decisões porque jamais podemos economizar na saúde e deixar a comunidade sem atendimento. Precisamos dar qualidade de vida às pessoas. A economia no poder público é importante sim, porém não podemos deixar de atender as necessidades da comunidade. Isso é fazer gestão! Saber aplicar corretamente o recurso. Meu posicionamento quanto a cobrança da saúde irá continuar porque precisamos dar continuidade a boa gestão do Prefeito Laércio”, disse ele.

O vereador falou sobre uma indicação na área da saúde para realizar um estudo para que seja implantado em nosso Município, um sistema de informação, por meio de aplicativo de celular, disponibilizando à população timboense um sistema de agendamento de consultas junto à Policlínica de Referências e Unidades de Saúde dos Bairros, permitindo ainda aos usuários do SUS o acesso a diversas informações, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde, otimizando desta forma, as vagas existentes e oferecendo atendimento mais agilizado.

Apresentação de projetos

Projeto de Lei Ordinária nº 3/2019 – Autoriza a anulação e suplementação de valores, por transposição, em dotações orçamentárias com abertura de crédito especial no Orçamento-Programa 2019, da Administração Direta.

Pedidos de Providências

nº 9//2019, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior; Que seja feito o conserto da tubulação existente na Rua Pomerode, nas imediações da Empresa Cerâmica Irmãos Kreyssig, localidade de Mulde Central.

nº15/2019, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize o urgente reparo na rua Groelândia, em frente ao nº 1015, Bairro Nações. Justificação Conforme se verifica nas fotos em anexo, existe na lateral da via, um enorme buraco que coloca em risco às pessoas que por ali transitam. Observa-se, ainda, que já foram colocados cavaletes no local, porém, até a presente data, as obras de reparo ainda não foram iniciadas. Assim, visando salvaguardar a integridade física dos transeuntes, é que se faz o presente pedido de providência.

nº 10//2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Que o Poder Executivo, através do setor competente, realize, com maior frequência, o serviço de irrigação nas ruas Dona Clara e Max Klotz, ambas localizadas no Bairro Dona Clara.

nº11/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Seja desobstruída a boca-de-lobo localizada nas proximidades do número 297 na Rua Maravilha, Bairro Quintino.

nº14/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt; Que o Poder Executivo, através do setor competente, busque realizar o serviço de irrigação com mais frequência na rua Tapajós, Bairro Araponguinhas, especialmente, no trajeto que dá acesso à cidade de Indaial.

nº 12/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que sejam incluídas no Programa de Pavimentação de Vias, as Ruas Turquia e Síria, Bairro Imigrantes

nº 13/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes;   Que o poder executivo através do setor de competente, realize a irrigação diária na Rua Turquia, Bairro Imigrantes.

Indicação:

n.º 5/2019, de autoria do Vereador Haroldo Fiebes; Que o Poder Público, através do setor competente, proceda o estudo de viabilidade de se implantar uma farmácia pública dentro do Hospital e Maternidade OASE com a entrega de medicamentos a título gratuito às pessoas atendidas naquele Nosocômio, desde que residentes no Município e mediante apresentação de comprovante de residência nos termos da lei.

n.º 6/2019, de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti; Realizar um estudo para que seja implantado em nosso Município, um sistema de informação, por meio de aplicativo de celular, disponibilizando à população timboense um sistema de agendamento de consultas junto à Policlínica de Referências e Unidades de Saúde dos Bairros, permitindo ainda aos usuários do SUS o acesso a diversas informações, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde, otimizando desta forma, as vagas existentes e oferecendo atendimento mais agilizado.

nº 7/2019, de autoria do Vereador Adilson Mesch; Que o Poder Executivo, através do setor competente, busque executar, pelo regime de mutirão, a pavimentação da rua Pará, Bairro Estados.

nº 8/2019, de autoria do Vereador Rubens Borchardt Que o Poder Executivo, através do setor competente, busque executar, pelo regime de mutirão, a pavimentação da rua Olavo Bilac, Bairro Quintino.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Ordinária nº 1/2019 – Fixa para o exercício de 2019 o índice de revisão geral anual que dispõe o art. 37, X da Constituição Federal, regulado pela Lei nº 2.822 de 28 de dezembro de 2015.

Aprovado

Projeto de Lei Ordinária nº 2/2019 – Altera a Lei nº 2902, de 25 de agosto de 2017, que aprova o Plano Plurianual – PPA para o período de 2018-2021.

Aprovado

Pedido de Informação Parlamentar nº 3/2019, de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger. Com relação aos motoristas lotados no conselho tutelar, busca-se saber: Quantos motoristas estão à disposição do Conselho Tutelar? Existe motorista que está afastado de suas funções? Se positiva a resposta, quantos estão afastados, e por quanto tempo este afastamento perdurará? Há quanto tempo já vem ocorrendo esta situação e quais são as providências adotadas para suprir os motoristas licenciados/afastados? Justificação Para fins de fiscalização.

Aprovado

O Presidente Guilherme anunciou que o novo ouvidor da Câmara Municipal é o vereador Carlos Adriano Kruger. A decisão foi tomada mediante opinião dos demais vereadores.


Assessora: Karina Beatrice Frainer

Topo