banner
Blumenau

Campeonato Brasileiro de Aeropress será no dia 7 de setembro em Blumenau (SC)

Evento que avalia a extração de café usando a técnica acontecerá no Neumarkt Shopping e terá programação dedicada aos apaixonados pela bebida

Campeonato Brasileiro de Aeropress será no dia 7 de setembro em Blumenau (SC) 1

Método de extração de café chamado de Aeropress será tema de campeonato em Blumenau (SC)
Crédito: Divulgação

Para muita gente, o cheiro de café é um dos melhores do mundo. E ele vai invadir Blumenau (SC) este ano. No dia 7 de setembro, a cidade sedia o Campeonato Brasileiro de Aeropress. O evento será na praça do Neumarkt Shopping e vai reunir 27 dos baristas com experiência nesse método de extração da bebida. As inscrições abrem em junho e são esperados profissionais de todo o país.

A escolha pelo Neumarkt, de acordo com Patrícia Oliveira, sócia do Soul Cafés & Companhias uma das organizadoras, é estratégica. “Entendemos que uma das funções do evento é ampliar o conhecimento da população da região sobre o café. E estarmos num dos centros comerciais mais conhecidos da cidade, que é ponto de passagem de muita gente, será mais um passo neste sentido”, comenta ela. O shopping será um dos apoiadores do Campeonato Brasileiro de Aeropress.

O público poderá assistir a competição e um dos intuitos é realizar uma programação paralela nos dias 5 e 6 para os apaixonados. “Estamos montando um ciclo de workshops e aulas que vão desde gastronomia até drinks com a bebida. Disseminar a cultura do café especial e porquê ele é tão representativo é um dos nossos objetivos”, acrescenta Patrícia.

Como funciona o Campeonato Brasileiro de Aeropress
Serão 27 profissionais competindo pelo título. Eles receberão com antecedência o grão selecionado e torrado pelo Soul Café para que possam testar suas receitas. No dia do evento, os especialistas farão a sua amostra de café – a bebida, sem nenhuma adição – para três juízes, que farão eliminatórias. Tudo isso ocorre de forma aberta, com o público podendo acompanhar cada avaliação.

Em seguida, acontece um evento de confraternização que reúne os baristas, entusiastas do universo do café e os organizadores do evento de 2020, que ainda não foi definido.

Além da competição, o público terá uma programação sobre a bebida, que envolve workshops, aulas e demonstrações de como inserir o café no dia a dia, além de interação de outros itens gastronômicos com o café.

Sobre o Soul Cafés & Companhias 
Primeira cafeteria com microtorrefação do Vale do Itajaí, o Soul Cafés & Companhias iniciou as atividades em fevereiro de 2016 em Blumenau (SC). Disponibiliza mais de 15 métodos de extração, além de grãos diversificados de fazendas brasileiras. Responsáveis pela disseminação da cultura dos cafés especiais na região, os sócios e especialistas da casa também realizam workshops e aulas sobre o tema.

O Soul Cafés & Companhias abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados e domingos das 13h às 20h.


Marina Melz

Topo