Cenário econômico é de otimismo e novas oportunidades para o Brasil em 2026

Cenário econômico é de otimismo e novas oportunidades para o Brasil em 2026

Outubro 29, 2025 0 Por Redação

 

 

Professor Gilmar de Melo Mendes, especialista da Fundação Dom Cabral, projeta um ano de crescimento moderado e maior protagonismo brasileiro nas cadeias produtivas globais. Tema foi abordado em palestra promovida pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento

O cenário econômico que se desenha para 2026 gera a expectativa de que a economia mundial cresça em torno de 3%, enquanto o Brasil deve registrar crescimento próximo a 2%. A análise é do professor Gilmar de Melo Mendes, da Fundação Dom Cabral (FDC), que destacou uma visão sem grandes rupturas para o cenário econômico durante palestra em Blumenau. Segundo ele, o mundo vive sob o impacto de tensões geopolíticas — especialmente entre Estados Unidos e China, que juntos concentram quase metade do PIB global. “Essas tensões se expressam nas disputas comerciais, tecnológicas e bélicas. O importante é perceber que o jogo global está sendo reequilibrado”, afirma Mendes.

O professor destaca que a transição energética e a segurança alimentar são temas centrais nos discursões globais — duas agendas nas quais o Brasil tem papel de liderança natural. “O país tem papel estratégico nesse novo contexto e precisa aproveitar o momento para fortalecer seu protagonismo. Existem grandes oportunidades, mas também deveres de casa: avançar nas reformas estruturais e garantir segurança institucional para atrair investimentos”, explica.

De acordo com Mendes, 2026 pode ser melhor que 2025. Estamos vendo uma inflação que tende a redução e consequentemente dos juros. O mercado de trabalho aquecido ajuda, mas deve ser acompanhado de perto, por conta da inflação. Embora o cenário seja mais favorável, o especialista destaca dois pontos de atenção: a importância das regulações infraconstitucionais, pois setores bem regulados atraem mais investimentos, e a qualidade da mão de obra, que continua sendo um gargalo. “Investir em educação é essencial para produtividade e geração de renda. E conforme observamos os caminhos que o país vem trilhando, o empresário precisa ter duas questões em mente: ele terá de investir em qualificação interna do capital humano para reter esses talentos em prol do seu negócio”, afirma.

Mendes também reforça o papel das lideranças empresariais diante desse novo contexto. Para ele, os ambientes são cada vez mais complexos, e só é possível enfrentá-los com conhecimento e preparo. “A função do líder é interpretar os sinais do tempo, transformando complexidade em simplicidade dentro das organizações. O grande desafio do líder é compreender o que realmente importa e agir com clareza. O Brasil tem resiliência e uma capacidade produtiva extraordinária — se removermos as travas institucionais com mais agilidade, poderemos alcançar outro patamar de desenvolvimento”, conclui.

Disseminação de conhecimento

O tema “Cenários Econômicos – Global e Brasil em 2026” foi apresentado por Gilmar de Melo Mendes em palestras promovida pela Fritz Müller – Hub de Conhecimento, em parceria com a FDC, reunindo empresários e líderes de Blumenau e Joinville. A iniciativa teve como propósito gerar reflexões e insights para apoiar o planejamento empresarial e a tomada de decisões para o próximo ano, em um ambiente de transformações e perspectivas positivas para o país.

Trevo Comunicação