banner
Blumenau

Cerveja e turismo: quatro experiências diferentes com a bebida para ter em Blumenau (SC)

Saber mais sobre a história da primeira cervejaria da região, conhecer a estrutura de uma instituição de ensino superior do segmento, visitar fábricas e degustar rótulos diferentes são algumas das vivências que a cidade proporciona

Cerveja e turismo: quatro experiências diferentes com a bebida para ter em Blumenau (SC) 1

Bier Vila oferece 40 chopes diferentes e é possível harmonizar com os pratos do cardápio
Crédito: Leo Laps

A cultura germânica, arquitetura enxaimel e gastronomia típica alemã já não são os únicos atrativos de Blumenau (SC) para os turistas. A cidade se tornou referência quando o assunto é cerveja artesanal. Além de programações como Festival Brasileiro da Cerveja e Oktoberfest, experiências diferentes envolvendo a bebida também são procuradas pelos visitantes. E na data em que se comemora o Dia Nacional do Turismo – 8 de maio -, que tal passear pela região e conhecer um pouco mais sobre o que o viajante tanto fala no Brasil afora?

Separamos quatro vivências para ter em Blumenau (SC):

Explorar a história
O Museu da Cerveja promove uma imersão no universo da bebida. O local conta com peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, a primeira da região. São equipamentos antigos que eram utilizados na fabricação da bebida, além de fotografias, documentos e outros objetos que falam sobre a sua história. O espaço fica na rua XV de Novembro, 160, Centro (na Praça Hercílio Luz) e a visitação é gratuita.

Conhecer a única instituição de ensino superior dedicada à bebida da América Latina
Os quase dois mil metros quadrados de área da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) abriga uma estrutura de ponta para o segmento. São 12 laboratórios equipados com tecnologias próprias para o ensino cervejeiro, brewpub, biergarten e a maior biblioteca sobre a bebida no país. É possível conhecer cada espaço através da visita guiada, que acontece de segunda a sexta, das 9h às 21h e, aos sábados, das 9h às 17h. Já para quem quer aprender um pouco mais sobre o assunto, a ESCM (rua Elsbeth Feddersen, 72, bairro Salto Norte) conta com curso rápido de degustação de segunda a sábado, às 10h30min, com mínimo de cinco participantes.

Aprender como se faz o que bebe
São diversas marcas instaladas em Blumenau (SC), que oferecem tour guiado em suas estruturas. No passeio, é possível conhecer sobre a história da cervejaria, como são feitos os rótulos e todos os equipamentos necessários para a produção. Na Cerveja Blumenau (rua Arno Deling, 388, bairro Itoupavazinha), por exemplo, a visitação acontece de segunda a sábado, das 10h às 17h, com direito a degustação no final. A marca ainda conta com um bar anexo à fábrica, com opções de chopes e um cardápio com alguns preparos. É necessário agendamento prévio, pelo telefone (47) 3339-4451 ou pelo e-mail [email protected] O valor é de R$ 20,00.

Já na Alles Blau (rua Dr. Pedro Zimmermann, 5180, bairro Itoupava Central) é feita uma apresentação de cada etapa do processo de fabricação da cerveja e uma degustação de três rótulos. O visitante ganha uma taça personalizada da marca e pode também adquirir outros souvenirs exclusivos. A visita acontece nas quartas-feiras, às 10h30min ou às 16h, e no sábado às 11h, pelo valor de R$ 35,00. O agendamento deve ser feito pelos telefones (47) 3308-4444 e (47) 9 9254-7281 ou por e-mail [email protected]

Ter uma experiência gastronômica
A combinação de boa comida com cerveja artesanal pode ser uma vivência especial na Bier Vila. Localizada no Empório Vila Germânica, um dos principais pontos turísticos de Blumenau (SC), a casa conta com 40 torneiras de chope engatadas todos os dias, com opções regionais, nacionais e importadas. Os rótulos podem ser harmonizados com todo o cardápio e, além da indicação que já consta no menu, o local possui sommeliers na equipe, preparados para proporcionar a melhor experiência gastronômica para o visitante.


Carol Sperb

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by