banner
Blumenau

Choque cultural | Estudantes de Blumenau visitam aldeia indígena

Foto meramente ilustrativa

Foto meramente ilustrativa

BLUMENAU (SC) – Para aprimorar o conhecimento sobre as mais diferentes culturas brasileiras e conhecer um pouco mais sobre os povos nativos do país, estudantes da Barão vão visitar a área indígena Xokleng, da aldeia de Doutor Pedrinho (SC). O passeio será realizado em abril, com estudantes dos quartos anos do Ensino Fundamental. Ao todo serão cinco turmas com cerca de 30 estudantes em cada, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura indígena. “Esta ação é importante para que o estudante desenvolva um pensamento reflexivo, estimula o comprometimento social, e ajuda a amadurecer conceitos e principalmente aprender a respeitar”, afirma a professora Ingrid Lindner.

            As crianças vão conhecer a escola Xokleng e farão um passeio por uma trilha ecológica na floresta, onde receberão informações sobre a mata atlântica. Durante a caminhada, os estudantes podem experimentar a água da fonte em folhas de caeté e provar a comida típica, como os pães assados em bambu e batatas na brasa. “Esse choque cultural faz pensar as inúmeras questões que envolvem a nossa vida atual. As crianças vão conhecer outra cultura e o seu modo de vida e principalmente aprender a respeitar e aceitar sem preconceito”, acrescenta a professora Lindner.

            As cabanas dos índios também serão visitadas e uma aula especial de história com representantes da tribo complementam o passeio. Eles contarão sobre a língua materna e farão traduções para o português. No passeio, todos os estudantes terão a oportunidade de conferir o artesanato produzido pelos Xokleng e visitar o museu fotográfico da Casa da Cultura, que expõe diversas imagens históricas da aldeia. “Imagine, eles pensam que os índios ainda vivem como os primeiros habitantes do século XIX. As crianças precisam entender que também para os indígenas houve mudanças, que eles não vivem mais como seus antepassados, assim como nós ,também a cultura indígena avança, evolui e se adapta”, finaliza a professora.

 

Serviço:
O quê: Estudantes visitam aldeia indígena
Quando: Dias 14/4, 16/4, 22/4, 25/4 e 28/4
Onde: Área indígena Xokleng – aldeia de Doutor Pedrinho (SC)

 

 

 

Escola Barão do Rio Branco
www.escolabarao.com.br
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau.

 

 


Oficina das palavras:
Martha Kienast

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by