Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 12/09/2025

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 12/09/2025

Setembro 12, 2025 0 Por Redação

 

 

Adultização e proteção infantojuvenil

A atuação dos Escoteiros do Brasil no cuidado com os jovens. Com a preocupação crescente em torno do bem-estar infantojuvenil, os Escoteiros do Brasil atuam com firmeza para proteger seus jovens, oferecendo um ambiente seguro para que possam atingir seu pleno desenvolvimento e uma rede de apoio para as famílias. Veja a seguir como: Atividades planejadas para respeitar a idade de cada jovem e seu nível de desenvolvimento, sem antecipar responsabilidades ou comportamentos adultos. Valorização da infância e adolescência com brincadeiras, desafios e aprendizados adequados, em um ambiente que estimula o respeito a si mesmo e aos demais, garantindo a manifestação de suas individualidades e prevenindo práticas potencialmente perigosas à saúde física e mental. Regras claras de conduta e canais seguros para denúncias, intervenção e acompanhamento de qualquer situação de risco. Formação contínua dos adultos voluntários sobre proteção infantojuvenil; Nossa a preocupação crescente em torno do bem-estar infantojuvenil, os Escoteiros do Brasil atuam com firmeza para proteger seus jovens, oferecendo um ambiente seguro para que possam atingir seu pleno desenvolvimento e uma rede de apoio para as famílias. Acesse: escoteiros.org.br e saiba mais.


Escotista

São escotistas os Chefes de Seção, Assistentes, Instrutores e outros auxiliares que, possuindo a capacitação estabelecida pela Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro para o fim a que se propõem, forem nomeados para cargos ou funções, cujos beneficiários diretos são os membros juvenis. II – Os Escotistas são os responsáveis pela aplicação do Programa Educativo da UEB por meio do Método Escoteiro. Acesse: escoteiros.org.br e saiba mais.


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: [email protected]