Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 14/11/2025

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 14/11/2025

Novembro 14, 2025 0 Por Redação

 

 

 

A evolução do escotismo

Você já se perguntou como um Movimento criado em 1907 por um militar inglês conseguiu se tornar (e se manter) tão popular por tanto tempo? Bom, com certeza você sabe que temos pensamentos e costumes muito diferentes dos que os daquela época, especialmente dos ingleses daquela época!

Pois é, e é justamente aí que está a genialidade do Escotismo!  Desde a fundação do Movimento Escoteiro, Baden-Powell deixou claro que sua proposta é viva, flexível e baseada em princípios e valores universais: caráter, saúde (física e mental), habilidades manuais, serviço ao próximo e espiritualidade. Não por acaso conseguiu perpassar duas guerras mundiais, transformações de nações e mudanças sociais de extremo impacto e, mesmo assim, continuou encantando jovens do mundo inteiro.

O grande sucesso de expansão do escotismo mundo afora se deve principalmente à liberdade de adaptação; cada país pode adaptá-lo de acordo com sua cultura e realidade social, preservando os princípios e o Método Educativo Escoteiro, elementos que conferem sua unidade. E, da mesma forma, o Escotismo também acompanha as mudanças sociais de onde está inserido, de modo que mantenha sua relevância. Acesse: escoteiros.org.br e saiba mais.


Ticket to Life: o futuro começa aqui

O Ticket to Life é uma iniciativa global da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), com apoio da Região Interamericana, que visa promover a inclusão social e a transformação de realidades por meio do Escotismo. O programa já mudou a vida de diversos jovens em situação de vulnerabilidade (que se encontram em situação de rua, em abrigos, refugiadas ou impactadas por desastres), especialmente em países da África e Ásia-Pacífico. E, finalmente, chegou aqui no Brasil!

Desde junho de 2025, ao longo de 11 meses, o projeto estará atuando em comunidades com desafios sociais relevantes e pouco acesso a oportunidades educativas, localizadas nos estados de Sergipe, Maranhão e Pará. A escolha dos estados considerou a necessidade de apoio ao Crescimento e Expansão, com foco na consolidação de novas Unidades Escoteiras e no atendimento a comunidades em situação de maior vulnerabilidade social. Crianças e jovens e diversas faixas etárias vivenciam atividades projetadas para promover seu desenvolvimento, desde as primeiras descobertas da infância até o protagonismo na juventude. Acesse: escoteiros.org.br e saiba mais.


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: [email protected]