Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 16/01/2026

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 16/01/2026

Janeiro 16, 2026 0 Por Redação

 

 

 

A Origem do Escotismo

O Movimento Escoteiro nasceu em 1907, na Inglaterra, criado por Robert Baden-Powell, um militar britânico que desejava oferecer aos jovens uma alternativa saudável às gangues urbanas. A primeira experiência prática aconteceu em um acampamento na Ilha de Brownsea, reunindo 20 rapazes. A proposta incluía disciplina, espírito de equipe e atividades ao ar livre. O uniforme, o juramento e a lei escoteira foram estabelecidos desde o início, tornando-se símbolos universais. Hoje, o escotismo está presente em mais de 170 países, sendo considerado o maior movimento juvenil de educação não formal do mundo.


Escotismo no Brasil

O escotismo chegou ao Brasil em 1910, trazido pelo engenheiro e militar Alberto Boy Pimentel, que fundou o primeiro grupo escoteiro em São Paulo, batizado de Grupo Baden-Powell. Desde então, o movimento cresceu e se espalhou pelo país, reunindo milhares de jovens em atividades que estimulam cidadania, respeito à natureza e responsabilidade social. Curiosamente, no início, apenas meninos podiam participar, mas logo as meninas também foram incluídas. Hoje, os escoteiros brasileiros fazem parte de uma rede internacional que promove valores de solidariedade e liderança.


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: [email protected]