
Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 28/11/2025
Novembro 28, 2025
Dia da Consciência Negra: História e Escotismo
O Dia da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro, homenageando Zumbi dos Palmares, o líder do Quilombo dos Palmares, marca a luta contra a escravidão e o racismo. Porém, o feriado nacional só foi decretado em 2023 (e trouxe várias polêmicas na época!); por mais que muitos pensem que essa data não vai mudar nada ou sequer trazer questionamentos, é aqui que iremos atuar como agentes de mudanças e mostrar que o racismo estrutural na sociedade brasileira ainda é (infelizmente) mais presente do que imaginamos.
Todo escoteiro de carteirinha sabe que o Escotismo chegou ao Brasil em 1910, junto com a Marinha, um período marcado por tensões que envolviam tanto a instituição militar quanto a questão racial no país. Mas o que pouca gente imagina é que, naquele mesmo ano, essa diferença no tratamento entre negros e brancos desencadeou uma revolta dentro da própria Marinha.
A Revolta da Chibata ocorreu no dia 22 de novembro de 1910, tendo como estopim a punição brutal de 250 chibatadas aplicada ao marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes, por ter brigado com um cabo da Marinha. A revolta começou na madrugada de 22 de novembro, quando marinheiros do encouraçado Minas Gerais tomaram o controle da embarcação para exigir o fim dos castigos físicos, melhores condições de vida e trabalho e anistia para quem participou da ação. Esse motim também denunciou os maus-tratos, o tratamento desigual e a falta de acesso a patentes para pessoas negras na Marinha, algo visto à época como um resquício da escravidão.
E segundo Robson Moraes — historiador e escotista do grupo Quarupe 241°/SP — esse navio é o mesmo que vai para a Inglaterra e importa o Escotismo para nossas terras tupiniquins!
Os responsáveis por esse navio, os suboficiais Amélio de Azevedo Marques e José Affonso Severino Drumond (ambos negros!) foram dois dos introdutores do Escotismo no Brasil em 1910!
Acesse: www.escoteiros.org.br e saiba mais.
Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: [email protected]






















