banner
Blumenau

Combinação agridoce – Saiba como preparar uma “Cuca de Linguiça Blumenau”

Cuca de Linguiça Blumenau

Cuca de Linguiça Blumenau

BLUMENAU (SC) – A mistura de sabores é sempre uma boa opção na hora de criar novas receitas. Na culinária, vale tudo para inovar, desde temperos diferentes até ingredientes com aroma marcante. Foi o que fez Hanna-lora Dahlke. Famosa na região de Pomerode por suas tradicionais cucas, ela resolveu unir dois sabores da culinária alemã, mais a tradição germânica de misturar doce e salgado, e criou a “Cuca de Linguiça Blumenau”. O resultado dessa aventura gastronômica foi lançado durante a 32ª Festa Pomerana e apresenta o sabor agridoce como grande diferencial. A doceira conta que, como uma boa descendente de alemães, sempre costumava comer a iguaria junto com o doce e percebeu que a mistura dava certo. A partir disso, elaborou uma receita que une todos os ingredientes em um só lugar. A “Cuca de Linguiça Blumenau” foi desenvolvida em parceria com a Olho Embutidos e Defumados, tradicional empresa de Pomerode.

Cuca de Linguiça Blumenau

Ingredientes da massa:

350g de trigo

1 ovo

250ml de leite e água morna

70g de açúcar

50g de gordura

1 colher de café de sal

Canela a gosto

Raspa de limão siciliano a gosto

1 colher de chá de fermento instantâneo

Ingredientes de farofa:

500g de açúcar

180ml de óleo

150g de manteiga

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela

Raspa limão siciliano a gosto

500g de farinha de trigo

Ingredientes do recheio:

1 Linguiça Blumenau Olho picada sem a casca

Modo de preparo da massa:

Misture o ovo, a margarina, o açúcar com a canela, o sal e a raspa de limão e reserve. Hidrate o fermento com leite e a água morna. Deixe essa mistura crescendo por aproximadamente cinco minutos. Após este tempo, misture a massa reservada com o fermento que cresceu e, aos poucos, acrescente o trigo até a massa ficar no ponto adequado. Deixe essa massa crescendo até dobrar de tamanho. Isso acontece em aproximadamente meia hora.

Modo de preparo da farofa:

Junte o açúcar com o óleo, a manteiga e o fermento em pó até formar um creme. Acrescente aos poucos o trigo e amasse com as mãos até a mistura se transformar em farofa. Atenção! Como o ponto da farofa pode variar, talvez não seja necessário usar toda a quantidade de trigo da receita. Por isso, é importante acrescentá-lo aos poucos.

Modo de preparo da cuca:

Espalhe a massa em uma forma untada e deixe crescer. Pincele gema de ovo sobre a massa. Em seguida, misture a Linguiça Blumenau Olho com a farofa e distribua essa combinação sobre a massa. Leve ao forno preaquecido e asse em uma temperatura de 180°C a 200°C por aproximadamente 20 minutos. Vale lembrar que a autêntica cuca também pode ser assada em forno à lenha, o que garante um sabor ainda mais especial à receita.

 

 

 

Olho Embutidos e Defumados
www.embutidosolho.com.br
Rua Ribeirão Areia, 1822, Bairro Ribeirão Areia

Pomerode (SC)

 

Oficina das palavras:
Letícia Oberger

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by