banner
Blumenau

Como a tecnologia auxilia na vida escolar

Nova ferramenta permite participação dos pais nas decisões importantes da escola, com votações totalmente online.

Como a tecnologia auxilia na vida escolar 1Muitos são os progressos que auxiliam diariamente as escolas e facilitam o processo de educação. No século 20, com o surgimento da Internet, novas formas de comunicação e aprendizado surgiram abrindo um enorme leque de possibilidades e, atualmente, essas opções estão literalmente na palma da mão de todos, em smartphones e tablets, por exemplo.

Além de auxiliar no processo de aprendizagem, a tecnologia está presente também nos processos administrativos internos das escolas e começa a se estender aos pais, facilitando a participação dos mesmos em decisões importantes da vida escolar dos filhos. Em complemento aos sistemas que permitem acompanhar o conteúdo programático e as notas dos alunos, uma novidade possibilita também que os pais participem de votações online e auxiliem ainda mais na vida escolar, contribuindo para o bom desempenho dos estudantes.

Desenvolvido pela BRC Soluções – empresa especializada em Gestão e Tecnologia da Informação, o BR Eleições, é um software que permite segurança, conforto, economia, mobilidade, agilidade e facilidade no processo eleitoral, possibilitando a votação em qualquer lugar do mundo, necessitando apenas do acesso à internet. A novidade facilita a participação dos pais nas decisões importantes da escola, como eleições para diretores, ou mesmo para decisões acerca de assuntos cotidianos, como escolha de uma data para apresentação de encerramento dos alunos, decisão sobre roteiros para viagens de estudo, entre outros.

Além das escolas, o software pode ser utilizado para votações de universidades, entidades de classe ou outras categorias, e contribui para a democratização e acesso facilitado, evolução do voto, maior participação do eleitor nas urnas, agregando economia ao processo eleitoral.

Inovação que gera economia

A Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria de Gestão e Transparência, já aderiu ao BR Eleições e, de acordo com a Secretaria da Educação da cidade, ele será adotado nas próximas eleições de diretores das escolas públicas no município.

Outro exemplo é o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Minas Gerais – CRMV, que, recentemente, também aderiu ao software totalmente online para realizar as eleições da entidade. De acordo com o superintendente executivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Joaquim Paranhos Amâncio, “o sistema tornou o processo de votação mais dinâmico e eficiente e a apuração de 96% dos votos durou menos de 15 minutos, uma tecnologia de ponta”.

Como funciona o software BR Eleições

Desenvolvido para a comodidade do eleitor, o BR Eleições é 100% online, podendo ser utilizado de forma híbrida, ou seja, a distância ou presencial, sempre eletronicamente. O sistema tem a garantia de sigilo do voto e integridade do processo eleitoral. Realiza a criptografia dos votos e do canal de comunicação, ou seja, deixa as informações e os votos ilegíveis, de forma que apenas o sistema de criptografia tem acesso para torná-las ocultas ou disponíveis para qualquer pessoa.

Além disso, o sistema permite que a votação seja feita de casa ou de qualquer lugar com acesso à internet, além de permitir rapidez desde o planejamento à apuração da eleição. O diretor executivo da BR Eleições, Ricardo Costa, explica que o sistema contempla todos os processos da eleição e conta com auxílio técnico 24 horas. Existe um processo de preparação e configuração para garantir a tranquilidade no dia da votação, como:

Cadastro de votantes;
– Cadastro de sessão eleitoral;
– Cadastro de comissão eleitoral;
– Cadastro de chapas eleitorais;
– Cadastro de cargos;
– Cadastro de membros da chapa;
– Cadastro de perguntas para validação de identidade do eleitor.

O BR Eleições permite atendimentos aos eleitores e às ocorrências em tempo real, por meio de telefone, chat e e-mail, monitoramento do tráfego de dados e acompanhamento online da eleição. Costa ainda explica que, “no momento que ocorre a eleição o foco é possibilitar ao eleitor exercer o direito do voto, promovendo, assim, o sucesso da eleição. O sistema automatiza o processo eleitoral, permitindo auditoria e publicação dos resultados de modo claro, informando no mapa de apuração, o relatório de votantes e não votantes, ata de ocorrências da eleição e relatório de impedidos de votar”.


Nathália Heidorn – Presse Comunicação Empresarial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by