Como a tecnologia transformou o acesso aos serviços públicos municipais em Pomerode

Maio 21, 2025 0 Por Redação

 

 

Processos que antes tramitavam por até 20 dias, agora são concluídos em menos de uma semana

Pomerode, conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil, agora também se destaca pela eficiência em serviços públicos. Graças a investimentos em tecnologia e mudanças no sistema de cobrança de tributos municipais, a emissão de certidões negativas, alvarás de construção, habite-se e análises de projetos ganharam celeridade. Processos que antes demoravam até 20 dias agora são executados em menos de uma semana. 

Para o cidadão, a mudança mais visível foi a adoção do boleto registrado – em substituição ao modelo tradicional de cobrança, via convênio da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). Isso reduz o tempo de compensação de pagamentos e permite que os processos sigam o fluxo burocrático mais rapidamente. O controle dos processos é feito por uma integração ao sistema de gestão do município, da catarinense IPM Sistemas.

“O maior beneficiado é o contribuinte, que percebe a redução da burocracia no dia a dia. Antes, ele precisava esperar a confirmação do pagamento para seguir com a solicitação de documentos ou dar andamento a processos. Se uma análise de projeto levava 20 dias, agora pode ser feita em cinco. Isso representa um ganho direto para quem depende dos serviços públicos”, afirma Gilson Juari Wudtke, da Secretaria de Finanças do Município.

A mudança também eliminou problemas frequentes, como a duplicidade de pagamentos, que exigiam o reembolso ao cidadão e geravam retrabalho para o setor público. Agora, com a compensação feita de forma automática, os processos seguem com mais fluidez e sem necessidade de intervenção manual.

Segundo Marcelo Alvin Kiefer, coordenador de desenvolvimento de software de tributação da IPM Sistemas, a nova estrutura eliminou gargalos internos. “Antes, a baixa de um boleto podia levar até três dias e dependia de um funcionário. Se ele estivesse de férias ou afastado, o processo poderia ficar parado. Agora, a compensação é automática, o sistema processa os dados assim que o banco os disponibiliza, e o cidadão pode ter sua CND de forma rápida sem precisar aguardar dias a baixa do débito”, explica.

Crédito: IPM Sistemas/ Divulgação

Sobre a IPM Sistemas

A IPM atua há três décadas no desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão pública, com foco em sistemas de gestão e IA para Municípios. Hoje, impacta as vidas de mais de 30 milhões de brasileiros, facilitando 150 milhões de autoatendimentos digitais ao cidadão por ano e promovendo uma economia anual de mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos com a transformação digital. Com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul, a IPM tem um time de 800 talentos. Reconhecida por sua cultura organizacional, foi certificada pelo selo GPTW pelo 5º ano consecutivo, conquistou o 2º lugar nacional entre as melhores empresas para pessoas LGBTIQIA+ e o 23º lugar para mulheres. Além disso, em 2023 e 2024, foi premiada como uma das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil.

Crédito: Prefeitura de Pomerode

Giovanna Olivo | Assessora de imprensa