banner
Pomerode

Conheça o programa de condicionamento que melhorou a qualidade de vida de duas elefantes fêmeas que viveram 40 anos acorrentadas em circo

Elas chegaram no Zoo Pomerode em 2006 após viverem acorrentadas pelas patas em um circo. Já idosas, agora interagem entre elas e ganharam qualidade de vida

Conheça o programa de condicionamento que melhorou a qualidade de vida de duas elefantes fêmeas que viveram 40 anos acorrentadas em circo 1Depois de viver por mais de 40 anos em um circo, duas fêmeas da espécie elefante-asiático foram apreendidas pelos órgãos responsáveis e entregues ao Zoo Pomerode, maior zoológico de Santa Catarina. Isso aconteceu em 2006, quando os animais tinham cerca de quatro décadas. Por todo esse tempo, tiveram as patas acorrentadas. Elas ganharam qualidade de vida, com uma alimentação e cuidados adequados, incluindo um programa de condicionamento liderado por veterinários.

Rafael Sales Pagani, veterinário e responsável técnico, explica que o programa funciona com a participação voluntária dos animais e com base em recompensas. No caso das elefantes fêmeas, com frutas e legumes. “O programa de condicionamento é fundamental para a manutenção de elefantes sob cuidados humanos. Com ele estimulamos a capacidade física e cognitiva do animal, além de prover os mais altos padrões de saúde e bem-estar”, explica.

A estimativa é de que elas tenham mais de 50 anos. A expectativa de vida da espécie é de 60. “Por já serem consideradas idosas elas recebem uma série de acompanhamentos especiais que incluem suplementação na dieta, cuidados com as unhas, exames de sangue e radiografias das articulações para um adequado monitoramento da saúde e manutenção da plena qualidade de vida nesta fase delicada”, acrescenta.

Houve também adequação na dieta, para suprir as necessidades dos animais e reverter um quadro de obesidade instaurado na época do circo por uma alimentação errada. Além disso, atualmente o Zoo Pomerode trabalha em um novo ambiente para as elefantes fêmeas, com mais de 10 mil metros quadrados e enriquecido com árvores, lago e cachoeiras, que tem previsão de inauguração nos próximos anos.

Sobre o Zoo Pomerode
Maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode abriga 1.011 animais, de 242 espécies diferentes. Destas, 40 espécies estão na lista mundial de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do espaço não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos ou acidentes.

A história do espaço começou há 87 anos, em 1932. São 35 mil metros quadrados para visitação, localizados no Centro Histórico de Pomerode (SC).


Marina Melz

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by